Chartreuse

Home / Entradas / Chartreuse

Chartreuse de Rã em cama de brotos!

O termo Chartreuse é mais conhecido pelo licor do mesmo nome, que junto com o Bénédictine, é considerado um dos mais famosos do mundo. No nosso caso, vamos utiliza-lo como é conhecido o prato, com alguma pequena alteração. Chartreuse em culinária é um prato salgado enformado, com um ingrediente principal e diversos outros em menor quantidade. Aqui usarei um refogado de Rãs envolto em folhas de Acelga. Há três ou quatro dias postei aqui no Oba uma matéria sobre Rãs…Como usei só as patinhas, reservei o resto do corpo para outra preparação. Estas Chartreuses são perfeitas, principalmente se a sobra não foi muita. São servidas como Entrada e em pratos individuais (no meu caso, utilizei tigelas pequenas).

                                                       CHARTREUSE DE RÃ EM CAMA DE BROTOS   (1 pessoa)

Ingredientes

Carne cozida e desfiada de Rã (para 1 Chartreuse é bem pouco, calcule o tanto para se rechear o ramequim, como verão adiante)

1 fatia de Bacon

1 colher (sobremesa) de Cebola e Alho bem picados

1 folha grande de Acelga

Brotos (Alfafa, Feijão, Girasol, etc.)

Azeite de Oliva Extravirgem

Sal e Pimenta na altura

Preparo

Retire a parte dura (talo) da folha de Acelga e cozinhe-a no vapor, até ficar macia mas sem desmanchar. Aqueça o Azeite, coloque o Bacon, a Cebola e o Alho. Deixe dourar e acrescente a carne de Rã. Refogue bem.

dsc01595

Pegue um ramequim pequeno e forre-o com a folha de Acelga, deixando as bordas para fora. Coloque o recheio no interior e feche com cuidado.

dsc015961

dsc01597

Reserve em lugar aquecido. No prato que for servir, faça uma “cama” com Brotos de sua preferência. Aqui usei Broto de Feijão (que deve ser fervido rapidamente antes de utilizar) e Broto de Alfafa. Coloque o Chartreuse no meio do prato e sirva com um Vinagrete simples.

dsc01598

dsc01599

dsc01600

Chartreuses aceitam vários tipos de recheios. Frango, Porco, Carne vermelha, etc. O Bacon dá uma crocância especial a este prato. Fica aqui a dica de uma receita simples, normalmente utilizada como reaproveitamento, e que com certeza dará um toque muito bacana em uma refeição sofisticada!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário
pingbacks / trackbacks
  • […] Chartreuse, além de um licor famoso no mundo inteiro, é um prato salgado enformado com um ingrediente principal e recheado com outros em menor quantidade. Quando preparada da forma que mostro aqui, fica perfeita para ser servida  como entrada em uma ocasião mais especial. […]

Comente