Bolo de Rolo de Pernambuco

Editorial Maio
31 de maio de 2012
Inovações para Cozinhar
3 de junho de 2012
Mostrar todos

Patrimônio do Nordeste.

Passeando pelo Mercado Municipal de Curitiba, deparei-me com um dos  doces mais típicos da culinária brasileira: o bolo de rolo. Trazer para o OBA Gastronomia e dividir com vocês era uma obrigação.

bolo de rolo é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar.

Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.

Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.

Pela Lei Ordinária ? 379/2007,  o bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

Fonte: Wikipedia

Bolo de Rolo de Pernambuco

por 1 de junho de 2012

  • Porções : 50 fatias

Ingredientes

Modo de Preparo

Recheio: pique a goiabada e coloque em uma panela, junto com a água.  Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, até a goiabada derreter e a mistura ficar pastosa. Deixe esfriar e reserve.

Massa: bata bem a manteiga e junte o açúcar em uma batedeira aos poucos. Bata até o açúcar dissolver. Acrescente as gemas, passando por uma peneira e bata por mais 10 minutos, até obter um creme claro. Junte a farinha aos poucos. Continue batendo até que toda a farinha esteja bem incorporada à mistura. Desligue a batedeira e misture delicadamente as claras batidas em neve.

Unte com manteiga uma forma retangular de 28 X 42 cm e 1 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo.

Despeje na forma 1 xícara da massa, em pequenas porções e espalhe com uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) e asse por 4 minutos, até a massa começar a soltar das beiradas (deve ficar macia, sem dourar). Desenforme ainda quente sobre um pano de prato seco, polvilhado com açúcar cristal.

Espalhe rapidamente uma camada da pasta de goiabada e polvilhe com um pouco de queijo ralado. Com um pano, enrole como rocambole. desenrole o pano e polvilhe novamente com açúcar cristal. Lave a forma e unte novamente.

Espalhe outra porção de massa e asse da mesma maneira que a anterior. Desenforme a segunda massa no pano e recheie. Coloque o primeiro rocambole sobre a beirada superior da massa e enrole novamente. só que de trás para frente.

Repita esta operação até acabar a massa e o recheio. O total deve ser de 8 camadas de massa. Deixe esfriar totalmente.

Corte uma fatia de cada extremidade para dar acabamento ao bolo. Coloque em um prato de servir, polvilhe com açúcar cristal e sirva em fatias bem finas.

Uma receita um tanto trabalhosa, mas que vale a pena pelo sabor da tradição. Se quiser, pode fugir um pouco do original e usar doce de leite ao invés da goiabada.

Print

 

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: