Uma das maneiras que mais gosto de iniciar um almoço ou jantar é servindo pães caseiros. Acho que faz toda uma diferença um belo pão ainda fresco (ou mais de um, claro) servido em cestas e acompanhado só de uma boa manteiga, para ser degustado com as mãos, sem frescura alguma, mas com um charme todo especial.
Conversando com uma querida amiga minha sobre o Pão do Camponês, ela me disse que tem pães que não exigem nem manteiga, bastando-se por si só. E tive de concordar, até porque o Pão do Camponês foi uma receita cedida por ela para o OBA Gastronomia. Claro que como conversa de comida puxa vontade de fazer comida, hoje eu tive de preparar um pão destes de comer somente ele.
Uma das linguiças que eu mais aprecio é o Paio. Acho engraçado que seu uso por aqui se restrinja quase que somente à feijoada, deixando para a Calabresa o título de queridinha de todos. Daí que a receita tinha de ter o Paio. Um pão com uma massa leve em que o Paio fosse o protagonista. E assim foi.
Claro que você pode usar a Calabresa, se preferir, mas eu experimentaria esta receita. O sabor do Paio é uma delícia. Cortado em cubinhos pequenos, fritos e depois incorporados à massa, ficou um daqueles pães de virar figura carimbada. Um pouco de Provolone ralado cobrindo os pães antes de ir ao forno, nem precisava, mas que fez uma diferença interessante, isto fez. A receita é de vocês.
* Quando preparo pães por aqui, sempre divido a tarefa com minha filha mais nova, o que torna tudo ainda mais alegre. Claro que a Lu não quis o paio em seu pão, como convém a uma criança. Este é o pão da Lu, preparado com a mesma massa. Delicioso igual, mas já pedindo uma manteiga.
Pão com Paio
Ingredientes
- 500 g mais, se necessário Farinha de trigo
- 15 g Fermento biológico
- 400 ml mais, se precisar Leite morno
- 2 colheres sopa Azeite de oliva
- 2 unidades em cubinhos pequenos Paio
- À gosto Queijo Provolone ralado opcional
- 2 colheres chá Sal
Instruções
-
Dissolva o fermento em 60 ml de leite e deixe descansar por 5 minutos.
-
Coloque a farinha em uma tigela funda e abra um buraco no centro. Ponha o fermento dissolvido e o sal. Comece a colocar o leite e o azeite aos poucos, misturando tudo muito bem, até a massa ficar macia. Caso seja necessário, adicione mais farinha.
-
Passe a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, até estar elástica e macia. Forme uma bola e leve para uma tigela. Cubra com um pano e deixa crescer por 1 1/2 hora, até dobrar de volume.
-
Enquanto a massa cresce, frite os cubinhos de paio em pouco óleo. Reserve.
-
Volte a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe-a de novo, juntando o paio aos poucos, até incorporar bem. Corte a massa em 6 porções e molde os pães conforme seu gosto. Pincele com gema batida com água e polvilhe o queijo provolone ralado, se for sua opção. Leve ao forno preaquecido e asse por 40 minutos, até estar dourado. Estará pronto quando você bater com os nós dos dedos embaixo dos pães e produzir um som "oco".
-
Espere esfriar e sirva.