Mais uma vez, minha querida amiga Regina Franco dá o ar da graça no OBA Gastronomia. Desta vez com um delicioso pãozinho feito em casa, com a receita ligeiramente diferente do Pão da Regina, já publicado aqui.

 

Um pãozinho perfeito para um lanche aconchegante, com manteiga ou geleia. Eu já imagino recheado com um hambúrguer caseiro. Seja como for, uma delícia de pão.

Como sempre, a Regina traz todo o carinho e capricho para dividir com nossos leitores.

Pão caseiro é uma das melhores coisas que conheço. O aroma que deixa em toda a casa é inebriante. Uma delícia em todo seu processo.

Mini pães da Regina

Tempo de Preparo 1 hour 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 1 hour 50 minutes
Porções 35 pãezinhos

Ingredientes

  • 500 g Farinha de trigo
  • 300 ml Leite morno
  • 3 unidades Ovo
  • 1 colher sopa Fermento biológico
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 50 ml Óleo
  • 1/2 colher sopa Sal

Instruções

  1. Dissolva o açúcar e o fermento no leite. Peneire a farinha para uma superfície de trabalho e abra um buraco no centro.
  2. Vá colocando os ingredientes na seguinte ordem: ovos, manteiga e sal. Adicione o leite aos poucos e vá mexendo com uma colher de pau. Junte o óleo.
  3. Depois disto, chegou a hora de começar a mexer com as mãos. Vá esticando a massa, pegando a farinha que está em volta, até conseguir uma bola. Coloque um pouco mais de farinha, caso a masa fique muito úmida.
  4. Comece a sovar, esticando, enrolando e voltando a esticar, até a massa estar bem elástica. Coloque em uma bacia, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora, até dobrar de volume.
  5. Retire e sove mais um pouco. Com o auxílio de um boleador de sorvete, faça as bolinhas de massa, já direto para a forma de assar, deixando um espaço entre elas. Cubra e deixe crescer por mais meia hora.
  6. Pincele com uma mistura de  gema e água ou azeite e leve para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos. Cinco minutos antes de desligar, borrife um pouco de água nos pães. Isto dará um crocante extra.
  7.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.