Pão é uma das mágicas que a Gastronomia nos proporciona. A mágica da transformação. Um amontoado de ingredientes sólidos e líquidos, transformados em uma massa que cresce e depois de levada ao calor, deixa surgir uma das comidas mais emblemáticas de qualquer povo, em qualquer época. Coisa mágica mesmo.
Fazer pão em casa é um exercício de paixão. Desde o momento de sovar a massa até a hora do aroma de pão assado tomar conta de todos os cantos de seu lar. Podem apostar, é inesquecível. É carinho em forma de comida.
Outro detalhe a respeito de pães é o fato de ter a personalidade de quem faz. É incrível, mas a mesma receita, preparada da mesma forma, por duas pessoas, nunca produz dois pães iguais.
A receita de hoje é de uma pessoa que já está ficando frequente por aqui: minha querida amiga Regina Franco. Um pão feito com carinho, como sei que é o normal vindo dela.
Não provei ainda, mas tenho certeza que feito como foi feito, estará maravilhoso. Pão caseiro é uma coisa tão especial, que até hoje é usado como presente. Uma bela forma de demonstrar afeto.
A Regina recomenda comer ainda quente, com manteiga e uma boa xícara de café com leite. Um lindo pão, feito como deve ser feito, levando carinho como ingrediente fundamental.
Pão de casa da Regina
Ingredientes
- 300 ml Leite morno
- 1 colher sopa Fermento biológico
- 1 unidade Ovo
- 1 colher sopa Açúcar
- 1/2 colher sopa Manteiga
- 50 ml Óleo
- 500 g Farinha de trigo
- 1/2 colher sopa Sal
Instruções
-
Peneire a farinha para uma superfície de trabalho. Dissolva o açúcar no leite. Abra um buraco na farinha para colocar os ingredientes.
-
Ponha primeiro os ovos, a manteiga e o sal, na sequência. Dissolva o fermento no leite morno (bem dissolvido) e adicione à farinha. Vá mexendo com uma colher de pau e colocando mais leite, misturando os ingredientes. Junte o óleo.
-
Comece a esticar a massa com as mãos, pegando a farinha que está em volta. Proceda assim até conseguir uma bola de massa. Comece a sovar, esticando sobre a mesa enfarinhada, enrolando e voltando a esticar. Repita até que a massa fique bem elástica.
-
Coloque a massa para crescer em uma bacia, coberta com um pano. Deixe até dobrar de volume. Depois de crescida, sove mais um pouco. Faça um rolo e corte em pedaços, para fazer os pães.
-
Antes de levar ao forno, se quiser, pincele com gema, gema e água ou azeite. Coloque em formas e leve para assar por 20 minutos (ou até o ponto desejado).
-
Obs.: Caso esteja frio, colocar um pouco mais de fermento e deixar crescer em lugar quente.