Em mais uma ida ao BarBaran, da Sociedade Ucraniana de Curitiba, não resisti e comprei uma porção de Varêniki para preparar em casa e passar para nossos leitores. Estes pasteis cozidos, originários da Ucrânia, são deliciosos e perfeitos como prato único ou como guarnição para um assado. A receita é basicamente a mesma do Pierogi, de origem polonesa.
Varênikis podem ser servidos com molhos de carne, linguiça ou simplesmente com creme de leite fresco. O Krin, molho a base de raiz forte e conhecido aqui como Crem, também pode e deve ser servido à parte. Um molho bolognesa incrementado com um pouco de creme de leite combina à perfeição com este prato. O recheio é quase sempre de ricota ou batata. É um prato de origem camponesa, como tantos outros que ganharam fama no mundo inteiro.
Os imigrantes ucranianos, em sua maioria (80%), eram também agricultores como os poloneses. Vieram para o Brasil em condições mais difíceis, porque, além da pobreza, o seu país vivia sempre sob ferrenho domínio estrangeiro. Mas eles imigraram com suas tradições e tinham como principal cultura o trigo. Os ucranianos foram responsáveis pela implantação de uma pequena indústria de moagem de trigo, pioneira no Paraná. Alguns deles trouxeram na bagagem sementes de plantas que cultivavam para a alimentação, como o próprio trigo e o Krin. (Culinária Paranaense – Eduardo Sganzerla e Jan Strasburger)
- Adicionar 1 ovo na massa.
Varêniki com Molho de Carne
Ingredientes
Massa
- 250 g Farinha de trigo
- 100 ml Água
Recheio de Batata e Ricota
- 400 g Batata amassada
- 1/2 unidade Cebola picada
- 150 g Ricota
- 2 colheres café Sal
Molho
- 100 g Carne moída
- 1/2 unidade Cebola picada
- 1 dente Alho picado
- 3 unidades (sem pele e sem sementes Tomate em cubinhos
- 1 colher sopa Creme de leite fresco
- 3 colheres sopa Óleo de girassol
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Misture a farinha com a água até obter uma massa consistente. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 1 hora. Estique a massa em uma superfície enfarinhada e corte círculos com um aro de metal de 10 cm de diâmetro.
-
Para o recheio, refogue a cebola, espere esfriar e misture com a batata cozida e amassa. Junte a ricota e tempere com sal.
-
Encha cada um dos círculos com um pouco de recheio e feche com as mãos, como um pastel.
-
Para o molho, refogue a cebola e o alho e acrescente a carne moída. Quando a carne dourar, junte o tomate e um pouco de água. Cozinhe por 3 minutos e adicione o creme de leite. Tempere com o sal e a pimenta.
-
Cozinhe os varênikis em água salgada fervente por 4 minutos. Retire e coloque em uma tigela com manteiga derretida. Disponha nos pratos e despeje o molho por cima. Sirva acompanhado de broa, creme de leite fresco, krin (crem) e queijo ralado (se quiser). Pode guarnecer com legumes cozidos, como o brócolis e a ervilha torta que utilizei aqui.
Venho respeitosamente informar um erro na receita da massa do vareniki.
Estão faltando os ovos!!
Você está absolutamente certo, Leon. Coloquei a observação. Muito obrigado e um abraço,