Varêniki com Molho de Carne

Em mais uma ida ao BarBaran, da Sociedade Ucraniana de Curitiba, não resisti e comprei uma porção de Varêniki para preparar em casa e passar para nossos leitores. Estes pasteis cozidos, originários da Ucrânia, são deliciosos e perfeitos como prato único ou como guarnição para um assado. A receita é basicamente a mesma do Pierogi, de origem polonesa.

Varenyke

Varênikis podem ser servidos com molhos de carne, linguiça ou simplesmente com creme de leite fresco. O Krin, molho a base de raiz forte e conhecido aqui como Crem, também pode e deve ser servido à parte. Um molho bolognesa incrementado com um pouco de creme de leite combina à perfeição com este prato. O recheio é quase sempre de ricota ou batata. É um prato de origem camponesa, como tantos outros que ganharam fama no mundo inteiro.

Varenyke 1

Os imigrantes ucranianos, em sua maioria (80%), eram também agricultores como os poloneses. Vieram para o Brasil em condições mais difíceis, porque, além da pobreza, o seu país vivia sempre sob ferrenho domínio estrangeiro. Mas eles imigraram com suas tradições e tinham como principal cultura o trigo. Os ucranianos foram responsáveis pela implantação de uma pequena indústria de moagem de trigo, pioneira no Paraná. Alguns deles trouxeram na bagagem sementes de plantas que cultivavam para a alimentação, como o próprio trigo e o Krin. (Culinária Paranaense – Eduardo Sganzerla e Jan Strasburger)

Varêniki com Molho de Carne

Tempo de Preparo 1 hour 30 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 1 hour 45 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

Massa

  • 250 g Farinha de trigo
  • 100 ml Água

Recheio de Batata e Ricota

  • 400 g Batata amassada
  • 1/2 unidade Cebola picada
  • 150 g Ricota
  • 2 colheres café Sal

Molho

  • 100 g Carne moída
  • 1/2 unidade Cebola picada
  • 1 dente Alho picado
  • 3 unidades (sem pele e sem sementes Tomate em cubinhos
  • 1 colher sopa Creme de leite fresco
  • 3 colheres sopa Óleo de girassol
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Misture a farinha com a água até obter uma massa consistente. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 1 hora. Estique a massa em uma superfície enfarinhada  e corte círculos com um aro de metal de 10 cm de diâmetro.
  2. Para o recheio, refogue a cebola, espere esfriar e misture com a batata cozida e amassa. Junte a ricota e tempere com sal.
  3. Encha cada um dos círculos com um pouco de recheio e feche com as mãos, como um pastel.
  4. Para o molho, refogue a cebola e o alho e acrescente a carne moída. Quando a carne dourar, junte o tomate e um pouco de água. Cozinhe por 3 minutos e adicione o creme de leite. Tempere com  o sal e a pimenta.
  5. Cozinhe os varênikis em água salgada fervente por 4 minutos. Retire e coloque em uma tigela com manteiga derretida. Disponha nos pratos e despeje o molho por cima. Sirva acompanhado de broa, creme de leite fresco, krin (crem) e queijo ralado (se quiser). Pode guarnecer com legumes cozidos, como o brócolis e a ervilha torta que utilizei aqui.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu