Rosquinhas Espanholas (Picos)

Hadoque com Guacamole
21 de agosto de 2013
Lasanha de Abobrinha – Dani Muniz
23 de agosto de 2013
Mostrar todos

Sabe aquele dia que nada dá certo? Desde a manhã até a tarde, tudo insiste em ir contra você? Sempre tem dias assim. Nestes dias, uma das melhores coisas a fazer (caso pescar esteja impossível ou você não goste) é trabalhar com massa. Misturar, amassar, sovar (com vontade), deixar crescer e ver a mágica da transformação daquela massa pegajosa em um pão ou outra coisa semelhante pode não solucionar nada, mas com certeza deixará seu dia mais leve.

É o que o OBA Gastronomia propõe hoje. Uma receita de uma deliciosa rosquinha de origem espanhola. Chamadas Picos por lá, são perfeitas para acompanhar um lanche ou petiscar sem consequência.

Rosquinhas espanholas 1

A receita da massa é a mesma do Grissinis. Fácil e perfeita para você preparar quando sobrar um tempinho ou estiver em um dia daqueles descartáveis.

Rosquinhas Espanholas (Picos)

por 22 de agosto de 2013

  • Tempo de Preparo : 40 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 32 rosquinhas

Ingredientes

Modo de Preparo

Misture a farinha com  o fermento. Adicione o sal e o açúcar. Abra um buraco no meio e coloque a água e o azeite. Com as mãos, trabalhe a massa até conseguir uma massa lisa.Vá colocando farinha ou água conforme precisar.

Sove a massa, abrindo e fechando em sua direção por 10 minutos, até ficar bem macia e elástica. Se ficar pegajosa durante este processo, enfarinhe a superfície de trabalho. Ao final, forme uma bola e cubra com um pano úmido, deixando descansar por 5 minutos.

Em uma base bem enfarinhada, abra a massa com as mãos ou com um rolo até obter um retângulo de 20 X 15 cm. Cubra a massa e deixe crescer até dobrar de volume (de 1 a 1 hora e meia).

Aqueça o forno em 220°. Com uma faca, corte a massa na horizontal em tiras de 1,5 cm. Corte cada tira ao meio e faça um nó simples com cada uma delas. Vá colocando em uma assadeira untada com azeite (caso precise, use outra assadeira). Borrife água nas rosquinhas e salpique o sal grosso.

Leve para assar até dourar e ficarem crocantes, cerca de 20 minutos. Deixe esfriar e delicie-se.

Rosquinhas espanholas

Print

Estas rosquinhas são deliciosas e conservam-se por até uma semana em um pote hermético.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.