Risoto de Cogumelos

Muffins de Uva Terci – Regina Franco
4 de fevereiro de 2014
Arroz de Eisbein (Carreteiro Alemão)
6 de fevereiro de 2014
Mostrar todos

O OBA Gastronomia de hoje traz uma das especialidades da cozinha italiana. Um belo risoto de cogumelos, perfeito para guarnecer um assado de domingo.

Risoto de cogumelos 1

A técnica de preparo de risotos é invariável, com algumas variantes de vez em quando. O ingrediente principal é normalmente colocado no início da preparação, porém  alguns ingredientes não suportam cozimentos mais longos, como mariscos e mexilhões, por exemplo. Assim acontece na receita de hoje em relação ao cogumelo. Prepará-los separado e apenas juntar ao final mantém uma textura agradável. O uso de funghi secchi em pouca quantidade agrega um sabor extra fantástico ao prato.

Risoto de Cogumelos

por 5 de fevereiro de 2014

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 2 porções

Ingredientes

Modo de Preparo

Limpe os cogumelos com papel toalha e retire os talos. Corte em fatias de 2 mm de espessura. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e grelhe os cogumelos até começar a pegar cor. Desligue o fogo e reserve.

Coloque o funghi secchi no vinho. Deixe hidratar por 1 hora. Coe, reserve o vinho e pique bem o funghi. Aqueça o caldo de galinha em fogo baixo e tempere com o sal e a pimenta. Mantenha aquecido, próximo da panela em que irá preparar o risoto.

Aqueça uma panela de fundo pesado e coloque 1 colher (sopa) de manteiga. Deixe que derreta e junta a cebola. Refogue por 2 minutos e junte o funghi secchi. Deixe por mais um minuto e adicione o arroz. deixe fritar um pouco e coloque o vinho que hidratou o funghi. Cozinhe até o vinho evaporar.

Comece a preparar o risoto colocando uma concha de caldo e mexendo até que quase seque. Coloque mais uma concha e mexa bem de novo. Quando estiver quase seco junte mais uma concha de caldo e vá repetindo o processo por mais 15 minutos.

Junte o cogumelo e a salsinha picada e adicione mais uma concha de caldo, sem parar de mexer. Quando o risoto estiver al dente, pare de colocar caldo e desligue o fogo. Junte o queijo ralado e mexa bem. Faça o mesmo com a manteiga restante, misturando suavemente, de maneira que fique bem cremoso.

Sirva bem quente.

Risoto de cogumelos 2

Print

* Aprenda a preparar Caldo de Galinha caseiro.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.