Manteiga gelada

O OBA Gastronomia de hoje traz uma receita um pouco mais sofisticada, com ingredientes não tão usuais em nosso dia-a-dia, mas que podem ser encontrados facilmente em bons supermercados. Um deles é a Endívia, um vegetal delicioso e refinado, que há pouco tempo começou a frequentar mais as mesas brasileiras.

Endívia (Cichorium endivia) é uma verdura da família Asteraceae, e do gênero das chicórias, que inclui vários vegetais semelhantes com folhas levemente amargas e crocantes.

Endívia é, também, um dos nomes conhecidos para alguns tipos de chicória-comum (Cichorium intybus), nomeadamente a chicória-belga ou chicória-francesa. Existe considerável confusão entre as designações vulgares de Cichorium endivia e Cichorium intybus. A endívia consumida no Brasil pertence à espécie Cichorium intybus.

O vegetal se apresenta como um conjunto de folhas superpostas umas às outras, como no repolho, mas com formato comprido e fino, como uma espiga de milho. Nas folhas, as pontas possuem cor amarelo-claro ou roxa, a depender do tipo de produto. O miolo é predominantemente branco.

O vegetal pode ser consumido cru, refogado, cozido no vapor ou assado; sendo acomodado em receitas salgadas e doces, quentes ou frias. Combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos, tomate seco ou frutas, a delicada folha acrescenta requinte às entradas, saladas e pratos principais.

Países como França, Bélgica e Países Baixos há muito adotam o vegetal em sua culinária. (Wikipedia)

Você pode servir este prato como uma guarnição ou como uma entrada. Também pode substituir algum queijo da Fonduta por outro de sua preferência. O Presunto mais utilizado para acompanhar endívias é o cru (Parma, Jamon, etc.). Eu optei por usar o Royale, um presunto cozido e que traz com ele sua capa de gordura.

 

16 de fevereiro de 2018

Endívias com Presunto Royale e Fonduta

O OBA Gastronomia de hoje traz uma receita um pouco mais sofisticada, com ingredientes não tão usuais em nosso dia-a-dia, mas que podem ser encontrados facilmente […]
20 de setembro de 2017

Rosbife ao Molho Poivre Vert

Aquele rosbife de domingo é sempre bom. Quando damos uma incrementada preparando um molho para acompanha-lo, fica ainda melhor. Melhor ainda quando o molho é rápido, […]
2 de agosto de 2017

Medalhão de Mignon em Crosta de Nibs de Cacau e Pimenta Rosa

Como falei ontem aqui, Nibs de Cacau é como se fosse o “Caviar do Cacau”. Um ingrediente que pode ser consumido puro, mas quase sempre entra […]
16 de junho de 2016

Aprenda a preparar Fonduta de Queijo

Fonduta é uma daquelas invenções maravilhosas na culinária. Simples, versátil e delicioso, este “molho” de origem italiana combina com muita coisa e, depois que fazemos a […]