Endívias com Presunto Royale e Fonduta

1° Festival da Caipirinha da Bahia
15 de fevereiro de 2018
O sempre bem vindo Estrogonofe de Carne
19 de fevereiro de 2018
Mostrar todos

O OBA Gastronomia de hoje traz uma receita um pouco mais sofisticada, com ingredientes não tão usuais em nosso dia-a-dia, mas que podem ser encontrados facilmente em bons supermercados. Um deles é a Endívia, um vegetal delicioso e refinado, que há pouco tempo começou a frequentar mais as mesas brasileiras.

Endívia (Cichorium endivia) é uma verdura da família Asteraceae, e do gênero das chicórias, que inclui vários vegetais semelhantes com folhas levemente amargas e crocantes.

Endívia é, também, um dos nomes conhecidos para alguns tipos de chicória-comum (Cichorium intybus), nomeadamente a chicória-belga ou chicória-francesa. Existe considerável confusão entre as designações vulgares de Cichorium endivia e Cichorium intybus. A endívia consumida no Brasil pertence à espécie Cichorium intybus.

O vegetal se apresenta como um conjunto de folhas superpostas umas às outras, como no repolho, mas com formato comprido e fino, como uma espiga de milho. Nas folhas, as pontas possuem cor amarelo-claro ou roxa, a depender do tipo de produto. O miolo é predominantemente branco.

O vegetal pode ser consumido cru, refogado, cozido no vapor ou assado; sendo acomodado em receitas salgadas e doces, quentes ou frias. Combinada com azeite de oliva, alho, queijos cremosos, tomate seco ou frutas, a delicada folha acrescenta requinte às entradas, saladas e pratos principais.

Países como França, Bélgica e Países Baixos há muito adotam o vegetal em sua culinária. (Wikipedia)

Você pode servir este prato como uma guarnição ou como uma entrada. Também pode substituir algum queijo da Fonduta por outro de sua preferência. O Presunto mais utilizado para acompanhar endívias é o cru (Parma, Jamon, etc.). Eu optei por usar o Royale, um presunto cozido e que traz com ele sua capa de gordura.

 

Print Friendly, PDF & Email

Endívia com Presunto Royale e Fonduta

por 16 de fevereiro de 2018

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 10 minutes Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Corte as endívias ao meio no sentido do comprimento. Enrole o presunto em cada uma. Aqueça uma frigideira anti-aderente e ponha 1 fio de azeite (caso ache necessário). Grelhe as endívias, começando com a parte aberta para baixo, até que  o presunto doure bem.

Prepare a Fonduta:

Aqueça o creme de leite até quase ferver. Junte os queijos abaixe bem o fogo. Mexa até que os queijos derretam por inteiro. Tempere com a pimenta. Desligue o fogo e misture a manteiga gelada. Leve para um liquidificador ou mixer e processe.

Arrume es endívias em um refratário e despeje a fonduta. Polvilhe o Parmesão e leve ao forno pré-aquecido até que gratine levemente. Sirva ainda quente.

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.