Um dos pratos mais presentes na mesa dos paranaenses, principalmente no interior do estado e dos descendentes de italianos, é o Frango Ensopado. Posso afirmar que ele é o rei dos domingos, competindo cabeça-a-cabeça com a Posta Recheada. Por aquelas bandas, a função começa cedo, desde cercar a galinha, matar, até chegar na panela e depois na mesa. Por aqui, é um prato fácil, rápido e continua irresistível.
O acompanhamento ideal para Frango Ensopado é uma bela polenta e uma Salada de Radite ou Escarola com Bacon. Você pode utilizar uma galinha inteira, destrinchada, mas eu sempre opto por coxas e sobrecoxas, para evitar atritos. Se encontrar galinha caipira, não pense duas vezes antes de comprar, pois o sabor é outro. O importante é fazer e sentir-se na roça, em uma mesa grande cercado de amigos queridos. Isto é comida para aquecer a alma.
Frango Ensopado
Ingredientes
- 6 unidades aproximadamente 2 Kg Coxas e sobre coxas de frango
- 1 lata Tomate italiano em cubos
- 1 unidade grande Cebola picada
- 3 dentes Alho esmagado
- 1 taça Vinho branco seco
- À gosto Cheiro-verde salsa e cebolinha
- 2 raminhos Alecrim
- 2 folhas Louro
- 3 colheres sopa Banha de porco
- 1 colher sobremesa Molho inglês
- 1 unidade Limão
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Esfregue limão em todas as peças de frango e deixe descansar por 10 minutos.
-
Aqueça uma panela funda e coloque a banha de porco. Adicione o frango com a pele para baixo. Deixe cozinhar por 15 minutos, até tomar cor e virando de lado por 2 vezes.
-
Tempere com o sal e a pimenta e acrescente a cebola e o alho. Refogue por 5 minutos e junte o vinho. Deixe evaporar e ponha os tomates. Tampe a panela e deixe cozinhar até estar macio, sempre colocando um pouco de água quente para manter o molho. Quando estiver pronto, desligue o fogo e misture o cheiro-verde. Sirva bem quente.