Salada de Escarola e Bacon – A salada de Santa Felicidade

Home / Receitas do OBA! / Salada de Escarola e Bacon – A salada de Santa Felicidade

Dia destes, na gravação de mais um programa para o OBA Gastronomia TV, meu amigo e parceiro de vídeo Paulo Zanatta comentou sobre salada de escarola e bacon. Desde lá encasquetei que tinha de estar aqui, apesar de toda a simplicidade que esta salada traz, tão típica dos imigrantes italianos que por aqui chegaram em 1874.

Escarola com bacon 1

Depois de terem sido enviados para o litoral, onde claro não se deram bem, retornaram para a Curitiba da época e começaram a se instalar na região que hoje é conhecida por Santa Felicidade, o bairro gastronômico italiano da capital paranaense.

Em quase a totalidade dos restaurantes de Santa Felicidade, esta salada estará presente, acompanhando o frango a passarinho e a polenta frita, o trio típico deste belo bairro italiano. Vale a pena você preparar em casa para acompanhar um assado de domingo. Se for uma bela galinha caipira, sinta-se em Santa Felicidade e aproveite.

Salada de Escarola e Bacon

por 19 de março de 2014

  • Tempo de Preparo : 5 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 6 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Lave as folhas de escarola e rasgue grosseiramente. Seque bem em um secador de saladas.

Aqueça uma frigideira funda e coloque um pouco do azeite. Frite as lâminas de alho até dourarem. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma frigideira, frite o bacon. Deixe dourar, retire e escorra em papel toalha.

Abaixe o fogo e coloque o restante do azeite. Deixe aquecer e ponha as folhas de escarola. deixe murchar, sem parar de mexer. Tempere com o sal e a pimenta.

Sirva a escarola com o bacon e as lâminas de alho por cima.

Escarola com bacon

Print

A Escarola é mais conhecida por Radite por aqui. Quando vier conhecer Curitiba, não deixe de visitar Santa Felicidade. É uma volta ao começo da imigração italiana no Paraná.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 5 comentários
  • Cris Artioli
    reply

    Deliciaaaaaaaaaaa

pingbacks / trackbacks
  • […] acompanhamento ideal para Frango Ensopado é uma bela polenta e uma Salada de Radite ou Escarola com Bacon. Você pode utilizar uma galinha inteira, destrinchada, mas eu sempre opto por coxas e sobrecoxas, […]

Comente