Brócolis no Azeite e Alho (mais um Ovo)

O OBA Gastronomia abre a semana com uma receita bem simples, sem nenhuma complicação, perfeita para uma segunda feira, Brócolis no Azeite e Alho e mais um Ovo (que entrou só para dar um up).

Esta é uma daquelas guarnições que acompanham bem qualquer prato principal e em qualquer dia. Eu gosto de utilizar o Brócolis Ramoso, assim chamado porque produz ramas em abundância, que são pedúnculos florais longos. Os produtores colhem estas ramas que são vendidas em maços, e há rebrotação de mais ramas nas plantas, possibilitando colheitas continuas por um determinado período. (Wikipedia). Caso não encontre, use Brócolis-de-cabeça mesmo (somente as flores). O ovo é opcional,  mas se você utilizar, vai virar item obrigatório.

Brócolis no Azeite e Alho

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 5 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 1 maço Brócolis Ramoso
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva
  • 3 dentes Alho em lâminas finas
  • 6 unidades Ovo opcional
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Aqueça água com sal até a fervura e coloque os ramos de brócolis. Deixe que cozinhem por 3 minutos. Retire e deixe escorrendo em uma peneira.
  2. Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Junte as lâminas de alho e cozinhe por 1 minuto, sem deixar queimar. Adicione o brócolis, tempere com o sal e a pimenta e refogue por mais 1 minuto, mexendo sempre. Sirva com os ovos fritos por cima.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu