Bacalhau de Dia dos Pais

Acessórios para Cupcakes
11 de agosto de 2013
Tapas – Minicozinha e Design
13 de agosto de 2013
Mostrar todos

Ontem foi comemorado o Dia dos Pais. Não sei porque, mas sempre achei que esta data combina com bacalhau. Não que bacalhau só deva ser saboreado em datas especiais. Muito pelo contrário. Bacalhau vai bem em qualquer dia.

Das centenas de receitas que podemos encontrar com bacalhau, uma de minhas preferidas sempre foi o Gomes de Sá. Batatas, cebolas, ovos cozidos e azeitonas pretas fazem uma combinação perfeita para este peixe tão delicioso.

Desta vez resolvi dar uma incrementada na receita original e acrescentei espinafre, além de mudar um pouco a maneira de apresentar o ovo cozido.

Bacalhau dia dos pais

O resultado foi um dos melhores pratos de bacalhau que já comi. Uma receita que com certeza entrará no rol das preferidas por aqui. Vale a pena experimentar.

Bacalhau de Dia dos Pais

por 12 de agosto de 2013

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 6 pessoas

Modo de Preparo

Aqueça água em uma panela funda e deixe ferver. Coloque as postas de bacalhau e deixe por 1 minuto após a água voltar a ferver. Retire, parta o bacalhau em lascas e reserve. Na mesma água, cozinhe as rodelas de batatas. Retire e reserve. Ainda na mesma água, ponha as folhas de espinafre e deixe cozinhar por 1 minuto. Retire e escorra em uma peneira. Quando puder manusear, esprema o espinafre com a mão para retirar o excesso de água e pique bem.

Aqueça uma  frigideira a coloque uma colher de azeite de oliva. Junte a cebola e cozinhe por 1 minuto, temperando levemente com sal. Retire e reserve. Coloque mais um pouco de azeite na frigideira e frite as tirinhas de bacon até dourar. Adicione o alho e o espinafre e refogue mexendo bem. Tempere com sal e pimenta.

Monte o prato alternando camadas de bacalhau, batatas e cebolas. Em uma das camadas, coloque o refogado de espinafre. Coloque as azeitonas por cima e regue com o azeite. Leve ao forno pré-aquecido e deixe até o azeite começar a borbulhar.

Retire, polvilhe o ovo cozido a a salsinha picada  e sirva sem acompanhamento ou apenas com arroz branco.

Bacalhau dia dos pais 1

Print

O bacon é opcional, mas você vai se surpreender com o sabor que ele confere ao prato.

[box type=info]Você pode comprar postas de bacalhau já dessalgadas, facilmente encontrada em supermercados hoje. Caso opte por fazer o dessalgue em casa, passe em água corrente para retirar o excesso de sal e deixe de molho em água fria e na geladeira, trocando a água frequentemente. O tempo vai depender da espessura da posta. Comece deixando por 24 horas. A melhor maneira de saber o ponto é experimentando. Não dessalgue demais. [/box]

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

7 Comentários

  1. Luiz victor disse:

    Não ficou claro na sua receita quanto tempo se prepara o bacalhau. Apenas 1 minuto ? Ele foi preparado onde depois ? Assado ? Na panela ? No forno ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.