O OBA Gastronomia de hoje traz uma das especialidades da cozinha italiana. Um belo risoto de cogumelos, perfeito para guarnecer um assado de domingo.
A técnica de preparo de risotos é invariável, com algumas variantes de vez em quando. O ingrediente principal é normalmente colocado no início da preparação, porém alguns ingredientes não suportam cozimentos mais longos, como mariscos e mexilhões, por exemplo. Assim acontece na receita de hoje em relação ao cogumelo. Prepará-los separado e apenas juntar ao final mantém uma textura agradável. O uso de funghi secchi em pouca quantidade agrega um sabor extra fantástico ao prato.
* Aprenda a preparar Caldo de Galinha caseiro.
Risoto de Cogumelos
Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 2 porções
Ingredientes
- 1 xícara Arroz Arbório
- 100 g Cogumelos Paris frescos
- 10 g Funghi Porcini secchi
- 1/2 unidade pequena Cebola bem picada
- 120 ml Vinho branco seco
- 3 colheres sopa Manteiga
- 30 g Queijo Parmesão ralado
- 1 litro Caldo de galinha caseiro
- 1 colher sopa Salsinha picada
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- 1 colher sopa Azeite de oliva extravirgem
Instruções
-
Limpe os cogumelos com papel toalha e retire os talos. Corte em fatias de 2 mm de espessura. Aqueça o azeite de oliva em uma frigideira e grelhe os cogumelos até começar a pegar cor. Desligue o fogo e reserve.
-
Coloque o funghi secchi no vinho. Deixe hidratar por 1 hora. Coe, reserve o vinho e pique bem o funghi. Aqueça o caldo de galinha em fogo baixo e tempere com o sal e a pimenta. Mantenha aquecido, próximo da panela em que irá preparar o risoto.
-
Aqueça uma panela de fundo pesado e coloque 1 colher (sopa) de manteiga. Deixe que derreta e junta a cebola. Refogue por 2 minutos e junte o funghi secchi. Deixe por mais um minuto e adicione o arroz. deixe fritar um pouco e coloque o vinho que hidratou o funghi. Cozinhe até o vinho evaporar.
-
Comece a preparar o risoto colocando uma concha de caldo e mexendo até que quase seque. Coloque mais uma concha e mexa bem de novo. Quando estiver quase seco junte mais uma concha de caldo e vá repetindo o processo por mais 15 minutos.
-
Junte o cogumelo e a salsinha picada e adicione mais uma concha de caldo, sem parar de mexer. Quando o risoto estiver al dente, pare de colocar caldo e desligue o fogo. Junte o queijo ralado e mexa bem. Faça o mesmo com a manteiga restante, misturando suavemente, de maneira que fique bem cremoso.
-
Sirva bem quente.