Ontem foi comemorado o Dia dos Pais. Não sei porque, mas sempre achei que esta data combina com bacalhau. Não que bacalhau só deva ser saboreado em datas especiais. Muito pelo contrário. Bacalhau vai bem em qualquer dia.

Das centenas de receitas que podemos encontrar com bacalhau, uma de minhas preferidas sempre foi o Gomes de Sá. Batatas, cebolas, ovos cozidos e azeitonas pretas fazem uma combinação perfeita para este peixe tão delicioso.

Desta vez resolvi dar uma incrementada na receita original e acrescentei espinafre, além de mudar um pouco a maneira de apresentar o ovo cozido.

Bacalhau dia dos pais

O resultado foi um dos melhores pratos de bacalhau que já comi. Uma receita que com certeza entrará no rol das preferidas por aqui. Vale a pena experimentar.

O bacon é opcional, mas você vai se surpreender com o sabor que ele confere ao prato.

[box type=info]Você pode comprar postas de bacalhau já dessalgadas, facilmente encontrada em supermercados hoje. Caso opte por fazer o dessalgue em casa, passe em água corrente para retirar o excesso de sal e deixe de molho em água fria e na geladeira, trocando a água frequentemente. O tempo vai depender da espessura da posta. Comece deixando por 24 horas. A melhor maneira de saber o ponto é experimentando. Não dessalgue demais. [/box]

Bacalhau de Dia dos Pais

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 50 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 1,5 Kg Bacalhau dessalgado em postas
  • 1/2 Kg Batatas em rodelas de 1 cm
  • 2 unidades Cebolas em rodelas finas
  • 3 unidades Ovos cozidos em cubos
  • 1 maço somente as folhas Espinafre
  • 50 g Bacon em tirinhas pequenas opcional
  • À gosto Azeitonas pretas sem caroço
  • 80 ml Azeite de oliva extravirgem
  • À gosto Salsinha picada
  • 2 dentes Alho picado
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Aqueça água em uma panela funda e deixe ferver. Coloque as postas de bacalhau e deixe por 1 minuto após a água voltar a ferver. Retire, parta o bacalhau em lascas e reserve. Na mesma água, cozinhe as rodelas de batatas. Retire e reserve. Ainda na mesma água, ponha as folhas de espinafre e deixe cozinhar por 1 minuto. Retire e escorra em uma peneira. Quando puder manusear, esprema o espinafre com a mão para retirar o excesso de água e pique bem.
  2. Aqueça uma  frigideira a coloque uma colher de azeite de oliva. Junte a cebola e cozinhe por 1 minuto, temperando levemente com sal. Retire e reserve. Coloque mais um pouco de azeite na frigideira e frite as tirinhas de bacon até dourar. Adicione o alho e o espinafre e refogue mexendo bem. Tempere com sal e pimenta.
  3. Monte o prato alternando camadas de bacalhau, batatas e cebolas. Em uma das camadas, coloque o refogado de espinafre. Coloque as azeitonas por cima e regue com o azeite. Leve ao forno pré-aquecido e deixe até o azeite começar a borbulhar.
  4. Retire, polvilhe o ovo cozido a a salsinha picada  e sirva sem acompanhamento ou apenas com arroz branco.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 7 comentários

  1. Luiz victor

    Não ficou claro na sua receita quanto tempo se prepara o bacalhau. Apenas 1 minuto ? Ele foi preparado onde depois ? Assado ? Na panela ? No forno ?

    1. O tempo de 1 minuto é para demolhar o bacalhau. Põe as postas de bacalhau em água fervente. Quando voltar a ferver, conta 1 minuto para depois continuar a receita.
      Um abraço, Luiz Victor

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.