Certas receitas, dentro de tanta simplicidade, tem o dom de encantar gerações, fazendo parte das refeições de uma família por anos. Receitas simples e reconfortantes, lembradas sempre em alguma situação especial, como uma doença fora de hora, por exemplo. É o caso do Aïgo Boulido.
Água, ervas e dentes de alho servidos por cima de torradas com queijo. Talvez o acréscimo de gema de ovo para encorpar um pouco. E só. Tem algo mais simples? E acreditem, quando provarem verão poesia nesta mistura tão inocente.
O Aïgo Boulido teve origem na região de Provence, na França. Era servido na época do Natal e considerado comida para enfermos, ajudando na recuperação.
Uma receita de uma simplicidade imensa e com um sabor fantástico. Depois de fazer uma vez, repetir é só questão de tempo.
Aïgo Boulido
Ingredientes
- 20 unidades Dentes de alho descascados
- 1 colher sobremesa Sal grosso
- 1 ramo Sálvia fresca
- 1 folha Louro
- 1 ramo Tomilho fresco
- 8 fatias Pão italiano
- 40 g Queijo Gruyère ralado
- 4 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
- 1 unidade Gema opcional
- 1 litro Água
Instruções
-
Leve a água para ferver juntamente com o alho e o sal grosso. Deixe por 15 minutos. Abaixe o fogo e adicione as ervas, deixando cozinhar por mais 10 minutos.
-
Espalhe o queijo por cima das fatias de pão e leve ao forno pré-aquecido até gratinar. Coe o caldo e aqueça novamente. Caso opte por colocar a gema de ovo, desligue o fogo e despeje devagar, mexendo sempre.
-
Coloque duas fatias de pão em cada prato e regue com o azeite. Adicione o caldo por cima e sirva bem quente.