La Caceria, de Gramado, anuncia o Prato da Boa Lembrança para 2012.

Uma viagem gastronômica a partir das memórias gustativas dos moradores da Serra Gaúcha. Foi a partir deste conceito que foi desenvolvido o ‘Cateto da Floresta’, o Prato da Boa Lembrança em 2012 do RestauranteLa Caceria , um dos principais de todo o país especializado em caças nobres.

A receita é composta por costeleta de cateto sobre ragu de champignons e polenta mole trufada ao toque de pinólis. Trata-se de uma opção exclusiva do charmoso estabelecimento, e ficará no menu por um ano.

O “Cateto da Floresta” é uma criação autêntica italiana, elaborada por influência dos diretores do Grupo Casa da Montanha, que mantém essa tradição ao longo do tempo. O prato é uma combinação da clássica polenta com elementos tradicionais da região, como os champignons, colocados lado a lado com o requinte da trufa e de pinolis importados da Itália. Para complementar, a presença de uma carne nobre e de sabor suave.

O cateto, no caso, é um porco selvagem semelhante a um pequeno javali. Sua carne tem coloração rosada, com baixos níveis de colesterol e gordura, além de um paladar leve e suave.

E quem for ao La Caceria e escolher o “Cateto da Floresta” ainda irá levar para casa um prato de porcelana pintado à mão e alusivo à receita. Essa prática é comum a todos os restaurantes integrantes da Associação da Boa Lembrança, e estimula uma divertida e saudável febre em colecionadores de norte ao sul do Brasil.

Restaurante La Caceria

Aberto diariamente a partir das 19hs.

Av. Borges de Medeiros, 3166 – Gramado/RS

(54) 3295-7575 – www.hotelcasadamontanha.com.br

[box type=question]O que é o Prato da Boa Lembrança.

Quando visitamos um lugar diferente, conhecemos alguém interessante ou assistimos a um filme genial, sempre guardamos um souvenir. Seja uma fotografia, um cartão ou um ticket usado. É um jeito simples de nunca esquecer bons momentos. Por que não fazer isso quando degustamos um prato criativo e bem preparado? A idéia chegou com Danio Braga, fundador e atual conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança

Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, e de Parma, sua cidade natal, Danio resolveu estimular, aqui no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Aliás, mais do que um simples souvenir, uma peça de arte, digna de ser colecionada – o Prato da Boa Lembrança.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança conta hoje com dezenas de casas entre seus membros. Um número que tende a crescer dia após dia, seja pelo caráter ético do seu estatuto, seja pela nobre proposta de fazer com que ocasiões especiais façam parte da memória afetiva de uma infinidade de pessoas.

Fonte: Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança[/box]

Ingredientes

  • 300 g Carré de Cateto
  • 200 g Farinha de Milho
  • 1 l caldo de aves
  • 01 colher de chá manteiga de trufas
  • 30 g champignon Paris
  • 30 g Shimeji
  • 10 g picada salsa
  • 5 g picado alho
  • 50 ml vinho branco
  • 1 fatia bacon
  • 2 ramos tomilho
  • 4 unidades pimenta biquinho
  • 1 fatia finíssima trufa negra

Instruções

Polenta:

  1. Misture bem a polenta no caldo de aves ainda morno. Cozinhe em fogo baixo, por 1 hora, mexendo de vez em quando. Coloque 02 conchas de polenta e m uma frigideira  e finalize com a manteiga de trufas. Corrija os temperos. Reserve para servir.

Molho:

  1. Coloque o molho base (pronto) em uma frigideira, com a fatia de bacon cru e o tomilho. Deixe reduzir até encorpar. Coe, tempere com sal (se necessário) e um toque a mais de pimenta do reino moída na hora. Reserve até a hora de servir.

Ragu de Champignon à provençal:

  1. Fatie o champignon paris. Despencar o shimeji. Em uma frigideira quente, refogar os cogumelos no azeite de oliva, alho e salsa. Adicionar o vinho e temperar com sal e pimenta. Reservar para servir.

Montagem Final

  1. Grelhar a carne de cateto, já temperada com sal e pimenta, em frigideira pré aquecida (não muito quente) com manteiga clarificada, até dourar. Dispor em um prato a polenta, ao lado o ragu de champignon, em cima, o cateto grelhado e regar com o molho. Decorar com tomilho, pimenta biquinho, pinolis torrados e azeite de ervas.
  2. Um dos melhores de Gramado e especializado em caças nobres, o restaurante La Caceria é um dos grandes diferenciais do Hotel Casa da Montanha. As especialidades preparadas com carne de javali, faisão, perdiz, coelho, pato e codorna são atrativos do estabelecimento que integra a seleta lista nacionalmente conhecida da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Para acompanhar as suas escolhas, a adega climatizada Cave da Montanha oferece uma carta com mais de 120 vinhos nacionais e importados.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.