Voltando ao tema pinhão, que está em plena safra por aqui, a receita de hoje é especial. Daquelas de servir em um almoço de domingo, acompanhando uma bela carne de porco, por exemplo. Um belo risoto, feito com esta sementinha especial, guarnecido de tiras de presunto Parma crocante e folhas de radiche refogadas.

O risoto é um prato exclusivo da Itália. Feito por um método único e com variedades de arroz únicas também. Sua técnica é imutável, porém permite fazer uma infinidade de receitas, como esta utilizando o pinhão.

Nesta receita, optei em cortar o pinhão já cozido em  quatro partes, pelo comprimento. Este corte tem a vantagem de você retirar o “caulezinho” que o pinhão possui.  Além disto, o tamanho fica perfeito para uma mordida.

Pinhão, Parma crocante e radiche refogado – combinação perfeita

Sirva imediatamente, com as folhas de radiche e o presunto crocante por cima.

Uma receita fantástica para apreciar pinhão de uma forma diferente. Prato para uma ocasião especial.

Tempo de Preparo 30 minutes
Tempo Total 30 minutes

Ingredientes

  • 200 g arroz arbóreo
  • 300 g pinhão cozido
  • folhas folhas de radiche
  • 100 g em tiras presunto parma
  • 1 taça vinho branco seco
  • 1 bem picada cebola
  • 1/2 xícara queijo parmesão
  • 2 colheres de sopa azeite de oliva extra virgem
  • à gosto sal
  • 80 g + 1 colher para refogar manteiga

Instruções

  1. Aqueça uma panela de fundo grosso e derreta 1 colher de manteiga. Refogue a cebola até murchar. Junte o arroz e frite por 1 minuto, mexendo para que a manteiga e a cebola o envolva.
  2. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Coloque uma concha do caldo (fervendo) e mexa até que quase seque. Vá colocando caldo sempre que for preciso, mexendo sempre,  por mais ou menos 20 minutos. Na metade do cozimento, tempere com o sal e  acrescente o pinhão.
  3. Enquanto faz o risoto, aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Frite as tiras de presunto e retire, deixando escorrer em papel toalha. Desligue o fogo e junte as folhas de radiche no azeite que restou. Mexa bem e deixe na frigideira.
  4. Quando o arroz estiver cozido, mas al dente, deixe o líquido quase secar e desligue o fogo. Tampe a panela por 1 minuto. Após este tempo, coloque a manteiga e o queijo ralado  e mexa vigorosamente, para deixar o risoto bem cremoso.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.