Risoto de Pinhão

Cakes de Andretza Scaletti Mentta
14 de junho de 2012
Feira do Pinhão 2012 – Curitiba
15 de junho de 2012
Mostrar todos

Voltando ao tema pinhão, que está em plena safra por aqui, a receita de hoje é especial. Daquelas de servir em um almoço de domingo, acompanhando uma bela carne de porco, por exemplo. Um belo risoto, feito com esta sementinha especial, guarnecido de tiras de presunto Parma crocante e folhas de radiche refogadas.

O risoto é um prato exclusivo da Itália. Feito por um método único e com variedades de arroz únicas também. Sua técnica é imutável, porém permite fazer uma infinidade de receitas, como esta utilizando o pinhão.

Nesta receita, optei em cortar o pinhão já cozido em  quatro partes, pelo comprimento. Este corte tem a vantagem de você retirar o “caulezinho” que o pinhão possui.  Além disto, o tamanho fica perfeito para uma mordida.

Pinhão, Parma crocante e radiche refogado – combinação perfeita

Risoto de Pinhão

por 14 de junho de 2012

  • Tempo de Preparo : 30 minutes

Ingredientes

Modo de Preparo

Aqueça uma panela de fundo grosso e derreta 1 colher de manteiga. Refogue a cebola até murchar. Junte o arroz e frite por 1 minuto, mexendo para que a manteiga e a cebola o envolva.

Acrescente o vinho e deixe evaporar. Coloque uma concha do caldo (fervendo) e mexa até que quase seque. Vá colocando caldo sempre que for preciso, mexendo sempre,  por mais ou menos 20 minutos. Na metade do cozimento, tempere com o sal e  acrescente o pinhão.

Enquanto faz o risoto, aqueça uma frigideira e coloque o azeite. Frite as tiras de presunto e retire, deixando escorrer em papel toalha. Desligue o fogo e junte as folhas de radiche no azeite que restou. Mexa bem e deixe na frigideira.

Quando o arroz estiver cozido, mas al dente, deixe o líquido quase secar e desligue o fogo. Tampe a panela por 1 minuto. Após este tempo, coloque a manteiga e o queijo ralado  e mexa vigorosamente, para deixar o risoto bem cremoso.

Print

Sirva imediatamente, com as folhas de radiche e o presunto crocante por cima.

Uma receita fantástica para apreciar pinhão de uma forma diferente. Prato para uma ocasião especial.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *