Polenta Brustolada com Molho de Queijo

Home / Entradas / Polenta Brustolada com Molho de Queijo

Uma das maneiras mais deliciosas de saborear polenta é brustolada. Grelhada em panela de ferro, onde cria uma casquinha crocante, irresistível. Com ela é possível criar uma infinidade de combinações, seja fazendo as vezes de uma bruschetta ou seja compondo um belo prato, carregando um molho marcante.

Polenta brustolada com molho de queijos

A receita de hoje foi baseada em uma entrada que eu era fã demais, preparada na cozinha do já extinto Guega Restaurante, aqui de Curitiba: Polenta Brustolada com Molho de Queijo. Simples e ao mesmo tempo com uma sofisticação única, vai agradar até os paladares mais exigentes. Você pode servir como uma guarnição ou como prato principal. De minha parte, acho perfeito servir como entrada quando a estrela da noite será um belo assado, por exemplo. Vale a pena guardar.

Polenta Brustolada com Molho de Queijo

por 24 de abril de 2014

  • Tempo de Preparo : 40 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 8 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

POLENTA

Ferva a água* em uma panela grande com o sal. Adicione o fubá, mexendo sem parar e cozinhe por 5 minutos. Diminua o fogo e cozinhe por 30 minutos, mexendo sempre até desgrudar da panela.

Transfira para uma forma úmida, alise a superfície e deixe esfriar. Fatie e reserve.

* Caso prefira e tenha em casa, utilize caldo de legumes ou galinha.

MOLHO DE QUEIJO

Aqueça o creme de leite em uma panela funda. Coloque os queijos e mexa para derreter. Tempere com a noz-moscada. Desligue o fogo e misture a manteiga. Polvilhe a pimenta-do-reino. Mantenha aquecido.

MONTAGEM

Grelhe os pedaços de polenta em uma chapa ou panela de ferro até dourar bem.

Coloque o molho no fundo de um prato fundo. Disponha a polenta por cima e decore com folhas de mini-agrião. Sirva imediatamente.

Polenta brustolada com molho de queijos 1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente