Tutu de feijão é uma daquelas receitas que encontramos em várias formas de preparo. Feijão moído ou soltinho, preto ou mulatinho, com farinha de mandioca ou farinha de milho, mais seco ou mais úmido são apenas algumas das variações que encontramos para este prato típico da culinária tropeira.

Tutu de feijão

O tutu de feijão, ou simplesmente tutu, é uma iguaria de feijão cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca se for preto ou farinha de milho se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá.

É normalmente associado à culinária típica de Minas Gerais e São Paulo. Mas, também pode ser encontrado nas cidades interioranas do Estado do Rio de Janeiro, principalmente quando feito com feijão preto e também no estado do Paraná.

O prato pode ter sua origem no estado de São Paulo, onde também é conhecido como Virado Paulista, onde é feito com feijão mulatinho ou também com o feijão carioca.

Uma observação é não confundir o Virado Paulista acima com o Virado à Paulista, o qual se refere a um prato típico de São Paulo que contém, além do tutu de feijão, o arroz, bisteca, linguiça, couve, torresmo, banana à milanesa e ovo frito e normalmente é servido nos botecos e muitos restaurantes da capital paulista às segundas-feiras.

O tutu de feijão acompanha as rotas dos antigos tropeiros. (Wikipedia)

A receita que passo para vocês é a que mais aprecio. Com os grãos de feijão inteiros, deliciosamente cremoso e guarnecido de calabresa, bacon e ovo cozido, é um prato que pode perfeitamente ser servido como único.

Tutu de Feijão

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 35 minutes
Porções 2 porções

Ingredientes

  • 2 xícaras Feijão preto cozido
  • 100 g Bacon em cubinhos
  • 1 unidade Linguiça calabresa em rodelas
  • Para dar ponto Farinha de mandioca
  • 1 unidade pequena Cebola picada
  • 2 dentes Alho picado
  • 2 unidades Ovos cozidos em quartos
  • 1 colher sopa Banha de porco
  • À gosto Sal
  • À gosto Cheiro-verde salsa e cebolinha picado

Instruções

  1. Aqueça a banha de porco em uma panela pesada e funda e frite a calabresa até dourar. Retire e reserve. Na mesma panela, frite o bacon. Junte a cebola e o alho e refogue por mais 1 minuto. Adicione o feijão com um pouco de seu caldo e deixe aquecer bem.
  2. Vá despejando a farinha de mandioca aos poucos e mexendo sempre até conseguir a consistência desejada (se mais seco ou úmido). Eu deixei cremoso. Retifique os temperos (caso precise de mais sal e pimenta) e deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo baixo.
  3. Sirva o tutu com o cheiro-verde por cima e arrume os ovos e a calabresa.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu