Esta matéria estava em emus planos há anos. Um dos pratos mais tradicionais da região sul do Brasil tinha de estar aqui no OBA Gastronomia. Estava mais que na hora de consertar este lapso.
Entre os dias 15 de maio e 30 de julho, os pescadores artesanais de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro concentram-se na captura de tainhas. É o período que, aproveitando as correntes de água fria provenientes da Antártida, cardumes deste peixe sobem as regiões sul e sudeste do Brasil, atá a altura de Cabo Frio, para a reprodução e desova.
Nesta época, as praias ficam em festa quando um cardume é localizado. “Olheiros” ficam em um lugar mais alto, com uma visão bem ampla e dão o alarme para os pescadores. É a hora de colocar suas canoas a remo no mar e cercar os cardumes com grandes redes. Quando chegam, um grande arrastão é feito na praia com a ajuda de pessoas da comunidade e o mar fervilha de tainhas. A recompensa para quem auxiliou é um ou dois belos espécimes. Estes arrastões são feitos a um máximo de 800 metros da praia, região em que a pesca é permitida. A partir de 5 milhas dali, a pesca é praticada com embarcações industriais.
A tainha é um dos mais importantes recursos para os pescadores destes estados. A carne do peixe é distribuída apenas no mercado interno. O principal vem das ovas. Atualmente elas são importadas para Taiwan, França, Itália, Japão e Grécia, entre outros.
A partir destas ovas, uma das iguarias mais apreciadas na gastronomia, a bottarga, é produzida. No Brasil, a Bottarga Gold começou a produção deste ingrediente tão especial, também, não deixando o “mignon da tainha” apenas para estrangeiro ver.
A Tainha Recheada que trago hoje é preparada com ovas. Existem outras versões, como com farofa de camarão, mas eu considero esta a mais autêntica. Quem aprecia peixes com sabores acentuados vai amar esta receita.
Tainha Recheada com Farofa de Ovas
Ingredientes
- 1 unidade com 2 Kg Tainha inteira limpa aberta pela barriga
- 1/2 xícara Suco de limão
- À gosto Sal
Farofa para o recheio
- 1 inteira Ovas de tainha
- 2 unidades Ovos cozidos picados
- 1 unidade grande Tomate em cubinhos sem pele e sementes
- 1/2 xícara Azeitona verde picada
- 4 colheres sopa Salsinha picada
- À gosto depende de como queira, se mais seca ou úmida Farinha de mandioca
Instruções
-
Certifique-se de limpar bem a parte de dentro da tainha, retirando qualquer resquício de pele e gordura internas, deixando bem branquinha. Misture o limão e o sal e passe em todo o peixe, inclusive na parte de dentro. Cubra com papel alumínio e deixa descansar na geladeira de um dia para o outro.
Recheio
-
Descasque e pique as ovas. Misture com o ovo cozido. Junte a salsinha, o tomate e as azeitonas. Vá acrescentando farinha de mandioca aos poucos, até atingir a consistência de farinha desejada. Tempere com o sal.
-
Recheie o peixe com a farofa e costure-o ou feche com palitos. Enrole com papel alumínio untado com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido em 180°. Deixe assar por 30 minutos. Abra o papel alumínio e termine de assar por mais 10 minutos.
-
Sirva com arroz branco.