A batata, um dos mais antigos alimentos cultivados pelo homem, é a estrela do OBA Gastronomia de hoje. Há mais de oito mil anos a batata saiu dos Andes para espalhar-se pelo mundo todo. Versátil como ela só, existe uma infinidade de receitas em que aparece como protagonista. Pudera! Com mais de duzentas espécies botânicas e cinco mil variedades, não poderia ser diferente.
Este tubérculo tão especial não poderia aparecer por aqui em qualquer mão. Tinha de ser nas mãos de quem usa carinho em tudo o que faz, em quem cozinha com um sorriso no rosto. Esta é a melhor forma de cozinhar. Pode ser o doce mais detalhado e pode ser um prato de batatas, como o que minha querida amiga Regina Franco, do Sweet Gigi, divide hoje com nossos leitores. Nada de muito sofisticado e com toda a cara de refinado, este souflé de batata tem tudo para fazer sucesso em qualquer ocasião. Preparado com o carinho habitual pela Regina, foi definido pelo filho dela como “não tem como dar errado. Tem tudo de bom: batata, bacon e ovos“. Não deixa de ter razão, mas preparado como foi, fica bem melhor.
Conheçam o trabalho da Regina em seu Sweet Gigi.
* As fotos são de autoria de Alessandra Franco.
Souflé de Batata com Bacon - Regina Franco
Ingredientes
- 4 unidades médias Batatas
- 100 g Bacon picado
- 100 ml Leite
- 2 unidades gemas e claras separadas Ovos
- 1 colher sopa Manteiga
- 100 g Queijo muçarela ou prato ralado
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- Opcional Salsinha
- 1 colher chá Fermento em pó
Instruções
-
Cozinhe as batatas. Frite o bacon, escorra e reserve. Rale o queijo e reserve.
-
Aqueça o forno em temperatura média. Bata as 2 claras em neve e reserve.
-
Amasse as batatas, passando duas vezes pelo amassador. Adicione a manteiga, o leite e as gemas. Misture bem para deixar bem cremoso. Adicione o queijo, o bacon e o fermento. Misture bem. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente as claras em neve e misture suavemente.
-
Unte 6 ramequins e coloque a massa até a borda.
-
Leve para assar por aproximadamente 15 minutos, até o recheio crescer e dourar.
-