Quirerinha com carne de porco é um dos mais famosos pratos de tradição tropeira, sendo o prato tradicional da cidade da Lapa, no interior do Paraná. É um prato que não exige acompanhamento nenhum, apesar de uma salada de agrião sempre cair bem. Como tudo que é gostoso pode sempre melhorar, no fim de semana dei uma “gourmetizada” na tradicional receita.
Antigamente, sem a comodidade do refrigerador, a maneira de se preservar carnes, principalmente a de porco, era em sua própria gordura. Os pedaços de carne eram cozidos na banha do porco para depois serem colocados em latas com a mesma gordura. A carne permanecia ali por um ano. Na hora de ser utilizada, retiravam os pedaços e eles iam à frigideira ou ao forno. Esta carne é chamada “carne de lata”. Na França este processo é denominado Confit, sendo usado mais em gansos e patos.
A carne preparado desta maneira adquire uma textura, maciez e sabor inigualáveis. Para preparar esta receita, utilizei costelinhas e suan de porco, sendo que a costelinha servi separado. Você pode optar por lombo, paleta, pernil ou a que preferir. O processo que utilizei para preparar a carne foi o mesmo do Confit de Pato. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado é um prato regional e simples com toda a cara de alta gastronomia.
Quirerinha com Carne de Lata
Ingredientes
- 1,5 Kg Costelinha de porco
- 2 Kg Suan de porco
- 700 g Quirera de milho
- 1 lata Tomate italiano em cubos
- 1/2 unidade Cebola picada
- 2 dentes Alho picado
- 3 ramos Manjerona
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Prepare a carne em confit na véspera.
-
No dia, retire os pedaços de carne da banha. Desosse e desfie o suan e reserva a costelinha.
-
Cubra a quirera com água salgada, misture as folhas de manjerona e leve para cozinhar em fogo brando. Sempre que começar a secar, adicione um pouco de água quente. Deixe cozinhando por uma hora. Deverá ficar cremosa.
-
Aqueça uma frigideira funda e coloque um pouco da banha do confit. Refogue a cebola e o alho por 1 minuto. Adicione a carne desfiada e cozinhe por 3 minutos. Junte o tomate com o líquido da lata e deixe cozinhar por 20 minutos, sem deixar secar.
-
Quinze minutos antes de servir, leve as costelinhas ao forno preaquecido em 200° e deixe por 10 minutos.
-
Sirva a quirerinha com a carne refogada e pedaços de costelinha.
-
* Aprenda a PREPARAR CONFIT!