Difícil quem não goste de polenta. Cremosa, frita, brustolada, sempre vai agradar. Servida como prato único ou como guarnição, a polenta é uma das contribuições italianas para a nossa culinária que mais faz sucesso nas mesas brasileiras.
A receita que trago para o OBA Gastronomia de hoje é daquelas coisas simples e deliciosas, tiradas de algum compêndio de cozinha italiana e que passou a fazer parte de meu repertório. Levando de carona um de meus queijos prediletos, o gorgonzola, é um prato de comer rezando.
Você pode preparar da maneira mais complicadinha, usando um caldo caseiro para fazer sua polenta, ou se preferir e o tempo for pequeno, utilizar polenta instantânea mesmo. Hoje é possível encontrar estas polentas com bastante qualidade, inclusive marcas italianas. Com relação ao queijo, não economize. Use um de boa procedência. Não irá se arrepender.
Polenta com Gorgonzola
Ingredientes
- 125 g Polenta instantânea ou fubá amarelo
- 30 g mais para untar Manteiga
- 100 g Queijo gorgonzola
- 3 colheres sopa Queijo parmesão ralado na hora
- 4 unidades ou mais Tomate-cereja
- 350 ml Água ou caldo caseiro
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Prepare a polenta como descrito (ou na maneira tradicional). Quando estiver pronta, misture a manteiga e tempere com o sal e a pimenta.
-
Unte uma travessa que possa ir ao forno e despeje metade da polenta. Coloque o queijo gorgonzola (reservando um pouco para a cobertura) e metade do parmesão. Cubra com o restante da polenta. Disponha os tomates e polvilhe com o restante do gorgonzola e do parmesão.
-
Leve para o forno preaquecido na temperatura média e asse por 5 minutos, até gratinar. Sirva imediatamente.