Difícil quem não goste de polenta. Cremosa, frita, brustolada, sempre vai agradar. Servida como prato único ou como guarnição, a polenta é uma das contribuições italianas para a  nossa culinária que mais faz sucesso nas mesas brasileiras.

A receita que trago para o OBA Gastronomia de hoje é daquelas coisas simples e deliciosas, tiradas de algum compêndio de cozinha italiana e que passou a fazer parte de meu repertório. Levando de carona um de meus queijos prediletos, o gorgonzola, é um prato de comer rezando.

Polenta com gorgonzola

Você pode preparar da maneira mais complicadinha, usando um caldo caseiro para fazer sua polenta, ou se preferir e o tempo for pequeno, utilizar polenta instantânea mesmo. Hoje é possível encontrar estas polentas com bastante qualidade, inclusive marcas italianas. Com relação ao queijo, não economize. Use um de boa procedência. Não irá se arrepender.

Polenta com Gorgonzola

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 20 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 125 g Polenta instantânea ou fubá amarelo
  • 30 g mais para untar Manteiga
  • 100 g Queijo gorgonzola
  • 3 colheres sopa Queijo parmesão ralado na hora
  • 4 unidades ou mais Tomate-cereja
  • 350 ml Água ou caldo caseiro
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Prepare a polenta como descrito (ou na maneira tradicional). Quando estiver pronta, misture a manteiga e tempere com o sal e a pimenta.
  2. Unte uma travessa que possa ir ao forno e despeje metade da polenta. Coloque o queijo gorgonzola (reservando um pouco para a cobertura) e metade do parmesão. Cubra com o restante da polenta. Disponha os tomates e polvilhe com o restante do gorgonzola e do parmesão.
  3. Leve para o forno preaquecido na temperatura média e asse por 5 minutos, até gratinar. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu