Pernil de Javali na Brasa – Luiz Afonso Escosteguy

Passei uns dias na bela Porto Alegre, a linda capital do Rio Grande do Sul, onde tive o prazer de conhecer restaurantes fantásticos (ainda nesta semana no OBA Gastronomia) e a alegria de rever amigos queridos, conhecidos através de redes sociais. Entre eles estava o Luiz Afonso Escosteguy, que no sábado preparou um javali inesquecível na churrasqueira.

Javali

Javali é o antepassado a partir do qual evoluiu o porco doméstico. Possui uma carne tenra e de sabor muito suave. O método de preparo não difere em nada do nosso porco. Aqui por Curitiba, é uma carne não tão comum e cara, porém eu estava no Rio Grande do Sul, terra da carne, onde o preço fica bem mais em conta.

Caso você encontre javali, aproveite e experimente esta receita. Tenha paciência, como o Luiz Afonso teve. Asse sem pressa. Aproveite para conversar com amigos queridos. Posso garantir que fica maravilhoso.

Depois de um belo javali como este, digno dos melhores festins de Asterix e Obelix, o céu pode até cair sobre minha cabeça. Só me resta agradecer a paciência e carinho que o Luiz Afonso teve conosco. Se cozinhar para amigos é fantástico, comer a comida preparada por pessoas queridas é coisa de se levar para sempre.

Luiz Afonso fatiando seu belo javali
Luiz Afonso fatiando seu belo javali

Pernil de Javali na Brasa

Ingredientes

  • 1 peça de + ou - 10 Kg Pernil de javali
  • 1 cabeça Alho picado
  • 1 unidade média Cebola picada
  • 250 ml Suco de limão
  • 3 latas de 350 ml Cerveja Pilsen
  • 2 garrafinhas de 355 ml Cerveja tipo Dunkel Eisenbahn
  • 1 colher sopa Orégano
  • 5 unidades Folhas de louro trituradas
  • À gosto Pimenta-do-reino
  • À gosto Sal somente no final do preparo

Instruções

  1. Peça para o açougueiro cortar o pernil de javali em 5 fatias.
  2. Misturar todos os ingredientes da marinada  e colocar as postas. Deixe descansando por 6 horas na geladeira.
  3. Colocar na churrasqueira, em fogo leve, por 10 horas. Virar de quando em quando para não queimar. Regar a cada virada com a marinada.
  4. Passadas as dez horas, colocar sal grosso em todos os lados, para terminar de assar.
  5. É questão de mais meia hora para ficar pronto!
  6. * Como o sal só vai no final, é de bom tom que cada um coloque a quantidade de sal fino na hora de comer, caso ache necessário!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Que legal!!! rs A carne de javali parece muito boa. Essa verdura também… Hum… Uma delícia! Parabéns pela postagem! Bom ver vocês. Abraços.

  2. Boa noite, esse final de semana irei fazer um pernil de porco inteiro na churrasqueira, tem problema se eu colocar todos esses ingredientes em um liquidificador deixar de molho na carne por um tempo e ir jogando em cima dele na churrasqueira?
    Att
    Lucca

    1. Olá, Lucca
      Desculpe-me pela demora da resposta. Não tem problema não. Pode fazer deste jeito. Espero que ainda dê tempo ou fique para o próximo. Um abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu