Maná-Cubiu e Omelete

Mais uma vez, andando por um dos mercados que gosto aqui em Curitiba, dou de cara com uma fruta que desconhecia. Claro que não resisti e comprei, ainda mais vendo que seu preparo pode ser tanto para doces como para salgados. E dá-lhe pesquisas na Internet.

Maná-Cubiu

O Maná-Cubiu é originário da Amazônia e domesticado há séculos pelos índios pré-colombianos. É conhecido como Maná-Cubiu na Região Sudeste do Brasil, Cubiu na Região Amazônica, Topiro / Tupiro no Peru, Cocona na Venezuela, Tomate de  Índio no Nordeste Brasileiro e Oricono Apple / Peach Tomato nos países de língua inglesa.

O Maná-Cubiu deve ser descascado como uma batata antes de ser consumido. Pode ser usado no preparo de sucos, doces, vinagretes, saladas, pizzas, aperitivos e batidas.

Por possuir um alto teor de Niacina (Vitamina B3), pode ser considerada uma fruta medicinal. Também é rico em Fibras, Fósforo, Vitamina C e Pectina (substância utilizada para dar ponto em doces e geleias).

Fonte: Toda Fruta

Para mim, o sabor lembra o de tomate mais adocicado, próximo ao Tamarillo, conhecido também por tomate japonês. Por aqui, entrou na composição de uma omelete.

Maná-Cubiu é uma fruta bem interessante. Caso encontre, vale a pena experimentar.

Omelete de Maná-Cubiu

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 6 minutes
Tempo Total 16 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 1 unidade Maná-Cubiu
  • 2 unidades batidos Ovos
  • 1 colher sopa Cebola roxa em cubinhos
  • 1 colher sopa Cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
  • 1 colher sopa Queijo Parmezão ralado
  • 1 colher sopa Manteiga
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Descasque o Maná-Cubiu, retire as sementes e corte em cubos.
  2. Aqueça uma frigideira pequena e coloque a manteiga. Adicione a cebola e refogue até murchar. Junte o Maná-Cubiu e cozinhe por 3 minutos.
  3. Coloque os ovos batidos e o cheiro-verde. Tempere com o sal e a pimenta, salpique o queijo ralado por cima e deixe cozinhar, levantando as bordas e virando a frigideira para o líquido que está por cima escorra e solidifique.
  4. Retire ainda cremosa e sirva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu