Mais uma vez, andando por um dos mercados que gosto aqui em Curitiba, dou de cara com uma fruta que desconhecia. Claro que não resisti e comprei, ainda mais vendo que seu preparo pode ser tanto para doces como para salgados. E dá-lhe pesquisas na Internet.
O Maná-Cubiu é originário da Amazônia e domesticado há séculos pelos índios pré-colombianos. É conhecido como Maná-Cubiu na Região Sudeste do Brasil, Cubiu na Região Amazônica, Topiro / Tupiro no Peru, Cocona na Venezuela, Tomate de Índio no Nordeste Brasileiro e Oricono Apple / Peach Tomato nos países de língua inglesa.
O Maná-Cubiu deve ser descascado como uma batata antes de ser consumido. Pode ser usado no preparo de sucos, doces, vinagretes, saladas, pizzas, aperitivos e batidas.
Por possuir um alto teor de Niacina (Vitamina B3), pode ser considerada uma fruta medicinal. Também é rico em Fibras, Fósforo, Vitamina C e Pectina (substância utilizada para dar ponto em doces e geleias).
Fonte: Toda Fruta
Para mim, o sabor lembra o de tomate mais adocicado, próximo ao Tamarillo, conhecido também por tomate japonês. Por aqui, entrou na composição de uma omelete.
Maná-Cubiu é uma fruta bem interessante. Caso encontre, vale a pena experimentar.
Omelete de Maná-Cubiu
Ingredientes
- 1 unidade Maná-Cubiu
- 2 unidades batidos Ovos
- 1 colher sopa Cebola roxa em cubinhos
- 1 colher sopa Cheiro-verde (salsa e cebolinha) picado
- 1 colher sopa Queijo Parmezão ralado
- 1 colher sopa Manteiga
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Descasque o Maná-Cubiu, retire as sementes e corte em cubos.
-
Aqueça uma frigideira pequena e coloque a manteiga. Adicione a cebola e refogue até murchar. Junte o Maná-Cubiu e cozinhe por 3 minutos.
-
Coloque os ovos batidos e o cheiro-verde. Tempere com o sal e a pimenta, salpique o queijo ralado por cima e deixe cozinhar, levantando as bordas e virando a frigideira para o líquido que está por cima escorra e solidifique.
-
Retire ainda cremosa e sirva.
Amei a sugestão. Vou fazer!!
Muito azedo com leve gosto amargo…