Eisbein, o joelho de porco, é um dos pratos mais apreciados da culinária alemã. Não à toa. Com uma carne extremamente macia e saborosa, comer um eisbein acompanhado de outros ícones da gastronomia germânica, como o chucrute e a bockwurst, é uma experiência para se guardar. O eisbein pode ser encontrado fresco e defumado, sendo que este último é meu preferido. Um eisbein defumado pururuca é irresistível e é aí que muitas dúvidas aparecem.

Eisbein defumado servido com chucrute, bochwurst e batata sauté
Eisbein defumado servido com chucrute, bochwurst e batata sauté

Vejo toda a sorte de métodos para obter um pururuca perfeito, sendo o mais “comum” deles o uso de óleo de cozinha fervendo. Não considero que estes métodos sejam totalmente errados, apesar de sempre representarem algum perigo para quem os manuseia. Com um pouco de paciência você pode conseguir uma casquinha crocante e deliciosa sem nenhum método incendiário. É o que o OBA Gastronomia traz para vocês hoje. Um eisbein pururuca perfeito sem sobressaltos. Vale a pena experimentar esta delícia.

Eisbein pururuca

1 from 1 vote
Imprimir

Eisbein Defumado Pururuca

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 2 hours
Tempo Total 2 hours 20 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 4 unidades Eisbein defumado
  • 1 unidade Cebola
  • 1 folha Louro
  • 3 unidades Cravo

Instruções

  1. Descasque a cebola e faça um talho no comprimento sem atravessá-la. Coloque a folha de louro neste corte e espete os cravos na cebola. Leve os eisbeins para cozinhar juntamente com a cebola por 30 minutos.
  2. Preaqueça o forno em 180°. Coloque os joelhos de porco em uma forma e cubra com papel alumínio. Leve para assar por 2 horas. Nos 30 minutos finais, aumente o fogo para o máximo e retire a folha de alumínio para pururucar.
  3. Sirva o eisbein com chucrute, bockwurst e batata sauté.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 14 comentários

  1. Roberto Carlos da Silva

    Esqueceu da cebola? O que se faz com ela depois de colocar a folha de louro e espetar os cravos?

    1. Prezado Roberto,
      Realmente faltou o “juntamente com a cebola”. Está corrigido.

  2. Miriam

    cozinha na pressão 30 minutos e mais 2 horas no forno????? nossa!!!! gostaria de um método mais rápido…

  3. Ronaldo

    Cozinhar com qual quantidade de água???
    Qual a intensidade do fogo no cozimento???
    Qual a intensidade do fogo no forno para a primeira etapa???
    Meia-boca essa receita.

    1. Caro Ronaldo,
      Cozinhar supõe-se sempre o alimento coberto de água. Uma lógica na culinária que qualquer cozinheiro, por mais amador que seja, conhece. Com relação a intensidade do fogo no cozimento, é outra coisa lógica, a água deve estar sempre borbulhando.Com relação a última questão, sobre a intensidade do fogo no início de assar, está escrito lá 180°. Acredito que você não tenha lido direito. Com relação ao “meia boca esta receita”, prefiro não comentar. Como disse, tem certas coisas em culinária que até o cozinheiro mais amador conhece.
      Obrigado pela participação.

  4. Kadu Delgado

    Boa tarde Chef. Quero fazer o joleho no forno combinado. Como e recomendado fazer, no combinado, no seco, com sensor? Obrigado

    1. Oi, Kadu
      Nunca fiz o eisbein no combinado, mas vou me informar com um amigo meu, dono de um restaurante alemão, que usa o forno para tudo. Assim que ele me responder, te repasso.
      Obrigado e um abraço!

  5. Juarez Martins

    1 star
    Chef, se todos soubéssemos cozinhar, não estaríamos aqui na sua página gastando tempo, tentando aprender uma receita com o senhor. O moço que fez as perguntas e chamou sua receita de “meia boca” foi ofensivo e grosseiro com o senhor, mas sua resposta foi arrogante, principalmente com pessoas como eu, que li todo o preâmbulo da receita e, quando cheguei nela propriamente dita, vi que faltaram alguns passos importantes, depois explicados pelo senhor. Lembre-se de que aquilo que precisa ser explicado é porque não ficou suficientemente claro. E que a responsabilidade por este erro de comunicação, normalmente é do emissor: quase nunca é do receptor.

    1. Caro Juarez,
      Você tem razão. Fui um tanto arrogante, mas nunca seria com pessoas como você. Respeito é fundamental e eu tenho demais por todos, porém é reciproco. Agradeço seu comentário e peço desculpas se fui mal entendido e pareceu extensivo a pessoas que não merecem.
      Um grande abraço!

      1. Paulo Roberto

        Sua postura e educação foram profissionais. Se esqueceu de algum detalhe tal fato não concede a nenhum de nós leitores questionamentos carregados de falta de educação. Gentileza gera gentileza. Lidar com certos humanos é uma tarefa consideravelmente mais árdua do que elaborar determinado prato com entusiasmo. Gde ABRAÇO

  6. Alexandre Vieira da Silva

    Adorei !! Ficou uma delicia ! Muito obrigado por compartilhar Chef.

  7. Rômulo Araújo

    Bom dia
    A cebola com cravo e a folha de louro são suficentes para o tempero?
    Nao leva sal?

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.