A variedade de pimentas que o Brasil possui é de encher os olhos de qualquer apreciador das ardidinhas. De todas as cores e todos os níveis de ardência, encanta até quem não é dos mais chegados.
Eu sou fã de todas. Ardidas, menos ardidas, adocicadas, redondas, achatadas e de todas as formas imagináveis estão em minha lista de preferidas, sem nenhum preconceito. E convenhamos: tem coisa mais linda que uma conserva de pimenta feita em casa? Um belo pote de vidro em cima da mesa para ser provado e comentado por todos é um evento.
Sempre que posso, eu faço. Deixo curtir por uns dias e divido com quem sei que aprecia. Esta que preparei e divido com vocês ficou com um colorido especial. Usei cinco tipos de pimentas, desde menos ardidas até a malagueta, além dos indispensáveis alho e louro. Mais um bom azeite de oliva e é só ter a paciência de chegar ao ponto.
Conserva de Pimentas
Ingredientes
- 120 g Pimenta-de-cheiro creme
- 100 g Pimenta bode amarela
- 50 g Pimenta malagueta
- 100 g Pimenta dedo-de-moça
- 1 colher sopa Pimenta verde em conserva (poivre vert)
- 3 folhinhas Louro
- 1 cabeça inteira e 2 dentes esmagados Alho
- 500 ml Azeite de oliva
Instruções
-
Aqueça o azeite de oliva sem deixar ferver. Coloque o alho esmagado e as folhas de louro. Deixe por 3 minutos, em fogo lento. Desligue e deixe esfriar.
-
Esterilize um vidro de conservas. Lave bem as pimentas, seque e tire os pedúnculos. Retire uma tampa da cabeça de alho. Alterne camadas das pimentas no vidro, colocando a cabeça de alho no meio e as folhas de louro no meio.
-
Cubra com o azeite, tampe bem e deixe em local fresco por um mínimo de 10 dias antes de usar. De vez em quando misture o conteúdo, virando e desvirando o pote.
-
Sirva com o que quiser.
Obrigada pela receita. Estou aprendendo a fazer conservas de pimenta.