Pão Francês Rústico

Conserva de Pimentas
17 de Janeiro de 2014
Piña Colada
21 de Janeiro de 2014
Mostrar todos

O OBA Gastronomia traz hoje mais uma receita de pão para você preparar em uma destas tardes gostosas de verão. Desta vez a estrela é Pão Francês. Não exatamente aquele de padarias, mas um francês para você chamar de seu.

Pães prontos para irem ao forno

Pães prontos para irem ao forno

Com a casca deliciosamente crocante e o miolo escandalosamente macio, é uma receita daquelas para guardar. Um pão que pode ser servido em qualquer ocasião, desde um simples café da tarde até compondo uma mesa de frios.Vale a pena preparar nesta quantidade, sem medo de ser feliz.

Pão Francês Rústico

por 20 de Janeiro de 2014

  • Tempo de Preparo : 40 minutes
  • Tempo de Forno : 40 minutes
  • Porções : 20 pães

Ingredientes

Modo de Preparo

Dissolva o fermento na água morna, juntamente com o azeite. Peneire a farinha para uma tigela funda e o sal e o açúcar. Abra uma cova no meio e coloque a água morna com o fermento e o azeite. Misture tudo muito bem.

Vá acrescentando a água gelada aos poucos e misturando, até obter uma massa elástica e macia. Enfarinhe uma superfície de trabalho e transfira a massa para lá. Sove por 10/15 minutos, enfarinhando a base e as mãos sempre que necessário. Forme uma bola, coloque de volta na tigela limpa e cubra. Deixe crescer por 40 minutos ou até dobrar de volume.

Após este tempo, retire da tigela e volte para a base. Sove por mais 5 minutos. Divida esta massa em mais ou menos 20 porções. Dê o formato alongado de pão francês e arrume em uma ou duas formas, dependendo do tamanho. Cubra com pano e deixe descansar por 1 hora, até dobrar de volume.

Com um estilete faça cortes rasos na superfície da cada pão. Leve para o forno preaquecido em 220°. Deixe assar por 30 minutos. Quando começar a dourar, abra e borrife com água todos os pães. Feche o forno e deixe por mais 15 minutos.

Retire, deixe esfriar e sirva.

Pão francês rústico 1

Print

Depois de enxergar a magia da transformação que pão proporciona e delirar com o aroma durante o tempo de assar, quem consegue esperar o pão esfriar? Uma bela porção de manteiga nele ainda quente e comer rezando…

Francês

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *