Bolinho deve ser uma das comidas mais apreciadas do mundo. Bolinho de qualquer coisa e em qualquer hora. Não conheço quem não goste. Comida de infância, bolinho é também o rei dos botecos. Cardápio de boteco bom tem de ter pelo menos uma opção deles.
Também é o rei do reaproveitamento. Praticamente toda sobra vira bolinho. Arroz, carne, frango, talos de vegetais, feijoada, risoto…tudo se transforma em belos bolinhos. desde que com sabedoria, é claro. Os bolinhos do OBA Gastronomia de hoje não são exatamente de sobras. O ingrediente principal é um de meus favoritos, o espinafre.
O vegetal preferido do Popeye faz a festa nestes bolinhos com aparência rústica. Aparência esta que eu particularmente adoro. Misturados com queijo Parmesão, ficam deliciosos como guarnição ou como tira-gosto. Simples de preparar, é uma bela opção para servir nos jogos do Brasil na Copa que está acontecendo. Até as cores são sugestivas. Vale perder alguns minutos em frente à frigideira.
Bolinhos de Espinafre e Parmesão
Ingredientes
- 1 maço Espinafre somente as folhas
- 2 colheres sopa Queijo Parmesão ralado
- 2 unidades Ovos
- 2 colheres sopa Farinha de trigo
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- Suficiente para fritar em imersão Óleo de girassol
Instruções
-
Em uma panela funda, aqueça as folhas do espinafre até murcharem, mexendo sempre. Retire, espere esfriar e esprema com as mãos para retirar o excesso de líquido. Pique grosseiramente.
-
Peneire a farinha de trigo em uma tigela. Junte todos os outros ingredientes e misture muito bem. Cuidado ao salgar, pois o queijo já é salgado.
-
Aqueça o óleo em uma frigideira funda. Vá fritando porções da massa de espinafre com o auxílio de uma colher de sopa. Deixe dourar por inteiro, retire e escorra em papel toalha. Não se preocupe com o formato.
-
Sirva ainda quente e crocante.
de best
esta receita me lembra o tempo de criança, quando minha mãe fazia este tipo de bolinho no almoço, em minha casa, ele é muito saboroso e pode ser que eu ainda tenha uma receita original de minha mãe ensinando estes bolinhos e que já era feito por minha avó. abraços