Batata Rösti com Cogumelos

Acontece em Agosto
21 de agosto de 2012
Agenda para Agosto
23 de agosto de 2012
Mostrar todos

Quem aparece novamente aqui pelo OBA Gastronomia é minha querida amiga e grande cozinheira Regina Franco. Desta vez, com uma receita típica da Suiça, a Batata Rösti. Aqui no Brasil, virou Batata Suiça, recebendo diversos recheios e tendo a honra de ser a especialidade de muitos estabelecimentos.

Originalmente, a Batata Rösti leva somente salsinha, queijo e pedaços de bacon. As batatas ficam descansando 12 horas em geladeira antes de serem raladas. Depois, são montadas com a forma de panqueca frita em manteiga e óleo, até ficarem douradas. Claro que hoje em  dia a pressa é maior e o tempo de preparo teve de ser diminuído.Porém, nada impede que você comece o preparo no dia anterior.

Batata Rösti é um prato camponês, com origem no cantão de Berna, consumido pela manhã.

Batata Rösti com Cogumelos

por 22 de agosto de 2012

  • Tempo de Preparo : 20 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes
  • Porções : 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe as batatas descascadas por 15 minutos. Deixe esfriar e coloque na geladeira enquanto prepara o recheio.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite o bacon, até ficar crocante. Retire e escorra em papel toalha. Na mesma frigideira, refogue e cebola por 1 minuto. Adicione os cogumelos e cozinhe por mais 4 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Rale a batata em ralador grosso e tempere com sal. Em uma frigideira meio funda, arredondada, coloque o manteiga e o azeite e aqueça levemente (apenas para a manteiga derreter). Cubra o fundo com metade da batata. Recheie com os cogumelos, o bacon e o queijo. Feche com o restante da batata e leve ao fogo.

Deixe dourar e vire a batata para um prato, retornando para a frigideira para dourar o outro lado. Deixe dourar e sirva bem quente.

Print

Meu agradecimento mais que sincero a esta amiga tão querida e sempre bem vinda que é a Regina, sempre trazendo colaborações fantásticas para dividir com vocês.

* As fotos desta matéria foram feitas por Alessandra Franco, filha da Regina. 

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Nossa, batata suíça é muito bom mesmo e não imaginava que fosse tão simples de fazer! Esta é uma dica ótima para um jantar com os amigos ou para um momento especial, em que se quer comer algo muito gostoso. Vale a pena experimentar e tentar fazer esta receita, porque é praticamente impossível ela não ficar deliciosa.

  2. flavia reis disse:

    delicioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.