Tulipa de Frango (Asinha Virada)

La Coppa – Armazém de Vinhos
23 de agosto de 2012
Rabanete – Ardidinho gostoso
25 de agosto de 2012
Mostrar todos

Frango sempre agrada demais. Seja assado, cozido, frito, feito na grelha ou em panela, a carne de frango é uma das mais consumidas no Brasil, até devido ao seu baixo custo. Esta maneira de preparar é uma das grandes ideias em culinária.

A asa do frango é uma daquelas partes meio esquecidas, renegada a categoria de  carne de segunda. Hoje em dia, até anda aparecendo mais, principalmente em churrascos, chegando a nomear eventos com o pomposo termo “Asada“.

A tulipa de frango é feita com  aquela parte do meio da asa, entre a cozinha e a ponta. Uma peça pequena, mas com uma carne tenra e saborosa. Então, alguém teve a brilhante ideia de separar as carnes dos dois ossinhos. Pronto, o que era simples tomou ares de requinte, deixando o meio da asa pronto para ser devorado, com um dos ossos fazendo as vezes de palito.

Pode parecer um tanto trabalhoso no princípio, mas é uma tarefa que vale a pena. O processo é simples: depois de separado o meio da asa do restante, você deve ir puxando a carne a partir da parte mais fina até o final, sem desprende-la dos ossos. Você vai literalmente virar a carne, deixando a pele para o lado de dentro. Depois, é só tirar fora o osso menor e você tem sua tulipa prontinha para o preparo.

Tulipa pronta para o uso, com a “bolsa” esperando o recheio

Uma das vantagens de usar este processo é que a carne formará uma bolsa, perfeita para receber algum recheio. Aqui eu usei apenas presunto cru, mas as opções são inúmeras. Queijo cremoso, bacon, purês, entre outros, podem servir para rechear a tulipa, adicionando um sabor e textura a mais em algo tão simples. Com certeza, sua imaginação vai funcionar.

Depois de pronta, você pode usar na churrasqueira, fritar em panela ou assar. Também pode preparar à milanesa. Vai de sua preferência e possibilidade. De qualquer maneira, fica irresistível.

Tulipa de Frango com Presunto Cru

por 24 de agosto de 2012

  • Tempo de Preparo : 30 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Tempere as tulipas com o sal e a pimenta. Coloque um pedaço de presunto cru em cada "bolsa".

Aqueça uma frigideira funda com o óleo. Frite as tulipas em fogo médio, até dourarem. Sirva como aperitivo,  guarnecidas com limão.

Print
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Ana Maria Scarrow disse:

    muito boa!

  2. TADEU disse:

    PREZADO CHEF BAUMEL
    REF. TULIPA DE FRANGO
    PORQUE HÁ RECEITAS EM QUE A “TULIPA” É FEITA COM A TAL DA “COXINHA DA ASA” ?
    EU VI E APRENDI A MUITO TEMPO EM SP QUE A TULIPA É “TIRADA” DA PARTE DO MEIO (QUE, ENTÃO, SEM CORTE CHAMA-SE “DRUMET”). TANTO É VERDADE (MAS, INCORRETO) QUE ALGUMAS GRANJAS EMBALAM OS “DRUMETS”, POREM COLOCAM NA EMBALAGEM A DESIGNAÇÃO DE “TULIPA” .
    JÁ EXISTEM GRANJAS QUE EMBALAM A “TULIPA” PRONTA, TAL E QUAL FORMATADA COM A CARNE “EMPURRADA” PARA A EXTREMIDADE INFERIOR.
    TRATA-SE DE CONFUSÃO OU FAZER A “TULIPA” COM A “COXINHA” É UMA ALTERNATIVA ?
    GRATO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: