O Aligot é uma especialidade gastronômica proveniente de Aubrac, na França. A palavra aligot vem de «aliqu’ot», que por sua vez deriva-se do latim «liquod», que significa «alguma coisa». 

Trata-se de um purê de batatas mesclado com nata, manteiga e queijo. (Wikipedia)

Aligot 1

Dentre as dezenas de pratos franceses com batata, o Aligot é um dos mais apreciados em sua terra natal. É um prato rústico, de camponeses e por isto mesmo um prato pesado para a grande maioria das pessoas, mas uma excelente guarnição para assados.

O queijo original da receita é o Tomme de Cantal, branco, macio e não fermentado. Por aqui  é impossível encontrá-lo, então substituímos por outro, no caso o Gruyére. O importante é não se assustar com a quantidade de queijo, manteiga e creme de leite e meter a mão na massa. O resultado é delicioso.

Aligot - Purê de Batatas e Queijo

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 1 Kg Batatas
  • 300 g ralado Queijo Gruyére
  • 60 g sem sal Manteiga
  • 150 ml Creme de leite fresco
  • 1 dente bem picado Alho
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Cozinhe as batatas com casca e descasque-as ainda quentes (use um pano para segurar). Amasse com um garfo, passe por uma peneira e tempere com o sal e o alho.
  2. Em uma panela pesada, derreta a manteiga e o creme de leite em fogo baixo. Junte o purê e mexa até ficar bem quente e bem combinado. Acrescente o queijo de uma vez só até tudo ficar derretido.
  3. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu