Batatas aparecem em centenas de receitas, de todas as maneiras, apresentadas de diversas formas, desde a Pomme Gaufrette, que acho uma das mais charmosas, até em purês mais sofisticados. Cada qual com seu encanto e personalidade, trazendo junto de si toda uma história de como foi pensada e produzida. Dentro deste universo de receitas, duas sempre me seduziram: Batatas ao Murro e Batatas Rústicas.
A simplicidade no preparo, o sabor profundo e a apresentação sem pretensões extremas dão todo o charme a estes pratos. É difícil algo tão simples ter tanta classe que chega a ser refinado. Guarnecer um belo assado ou um grelhado com estas batatas é de uma elegância sem tamanho. Estas batatas, de preparo tão simples e antigo, deixarão sua mesa com ares de festa de castelo medieval.
Batatas Rústicas
Ingredientes
- 8 unidades Batatas
- 6 dentes com a casca Alho
- 5 raminhos Alecrim fresco
- 6 raminhos Tomilho fresco
- 6 folhas Sálvia fresca
- 3 colheres sopa Azeite de oliva
- 2 colheres sopa Sal grosso
- À gosto Pimenta-do-reino
Instruções
-
Corte as batatas em quatro gomos, no sentido do comprimento. Leve ao fogo em uma panela com água temperada com sal. Quando começar a ferver, deixe por 5 minutos e retire em uma peneira, para escorrer bem.
-
Leve as batatas para uma forma antiaderente e espalhe as ervas e os dentes de alho por cima. Regue com o azeite e tempere com o sal grosso e a pimenta. Leve ao forno preaquecido em 180° e deixe assar por 40 minutos, virando sempre com uma espátula ou pinça.
-
Retire e sirva imediatamente.
Conheci uma receita do site na casa de uma amiga e adorei. Visei o site e acho que temos mto em comum.Parabéns!