E o Cupuaçu ainda rendendo por aqui. Desta vez ele aparece como ingrediente de uma das mais famosas sobremesas francesas: o Crème Brûlée.

Creme Brulle de Cupuaçu

É incrível como certas preparações aceitam inúmeros ingredientes. Sem querer contrariar os mais puristas, Crème Brûlée é uma delas. Fugindo um pouco da baunilha original, esta sobremesa pode ser preparada com outros sabores. Lembrando disto, resolvi testar com o Cupuaçu, tema do OBA Gastronomia de ontem.

Creme Brulle de Cupuaçu 1

O resultado não poderia ter sido melhor. A leve acidez do Cupuaçu deu um toque todo exótico a sobremesa. Quando quebramos a casquinha de caramelo, um aroma maravilhoso é liberado, já prenunciando o sabor que o creme possui. Uma sobremesa para guardar entre as preferidas em meu repertório de cozinha.

Creme Brulle de Cupuaçu 2

Crème Brûllée de Cupuaçu

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 25 minutes
Tempo Total 55 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 60 g Polpa de cupuaçu natural
  • 100 g Açúcar
  • 500 ml Creme de leite fresco
  • 4 unidades Gemas de ovos
  • Para a cobertura Açúcar cristal

Instruções

  1. Misture as gemas, o açúcar e a polpa. Adicione o creme de leite e misture até obter um creme homogêneo. Coloque em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa (sem deixar ferver) até que o creme forme uma fina camada na colher. Coloque a mistura em ramequins individuais, coloque em uma forma com água fervente até a metade. Ponha em forno preaquecido na temperatura baixa e cozinhe por 25 minutos. Retire, deixe esfriar e leve para a geladeira por um mínimo de 5 horas.
  2. Na hora de servir, polvilhe o açúcar cristal sobre cada potinho e caramelize com um maçarico de cozinha.
  3.  
  4.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.