O OBA Gastronomia de hoje traz para vocês o molho característicos dos churrascos de nossos hermanos argentinos e uruguaios. Um molho rico em sabores, para abrilhantar seus grelhados.

O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

Chimivhurri 1

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.

A origem do nome é controversa e nas várias versões prevalece a tradição oral, de difícil verificação. Alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses ou prisioneiros decorrentes da invasão inglesa que deram início ao nome, dizendo “give me the curry” (dá-me o molho) ou adicionando o “tche” :”tche my curry” (tche meu molho). Cita-se ainda um comerciante inglês ou irlandes Jimmy Curry inventou o molho e seu nome deu origem à palavra. Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura. (Wikipedia)

Para preparar chimichurri você pode usar os ingredientes frescos, como fiz aqui (com exceção do orégano) ou desidratados. O importante é esperar o sabor se aprofundar, deixando um mínimo de 3 dias em geladeira.

[box type=question]Hoje minha querida amiga Carolina Figueiredo faz aniversário. Antes de sócia/assessora, a Carolina é uma pessoa que admiro demais. Uma amiga para todas as horas. Parabéns, Carol. Tudo de muito bom para você e meu muito obrigado sempre! (Orlando Baumel)[/box]

Chimichurri

Ingredientes

  • 6 unidades Pimenta malagueta fresca picada sem sementes
  • 3 colheres sopa Salsinha fresca picada
  • 6 raminhos Tomilho fresco
  • 2 folhas Louro picado
  • 1 colher sopa Orégano
  • 3 dentes Alho picado
  • 1/2 unidade Cebola picada
  • 1 colher sobremesa Páprica doce
  • 200 ml Azeite de oliva
  • 100 ml Vinagre de vinho tinto

Instruções

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela. Tampe com filme plástico e leve à geladeira. Deixe tomar gosto por 3 dias, no mínimo.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.