Um dos molhos mais saborosos que conheço é o Pesto Genovês. Excelente para ser servido com massas, o Pesto também vai bem com carnes e sopas. Por ser servido cru, é um molho de preparação rápida, perfeito para quem tem pressa na cozinha.
Originalmente o molho Pesto é feito com manjericão, alho, queijo Pecorino (queijo italiano de leite de ovelha) e Pignoli (palavra italiana que designa semente do pinheiro). No Brasil, o alto custo do Pecorino e do Pignoli nos leva a buscar alternativas mais em conta. Assim, o queijo Parmesão faz as vezes do Pecorino e a Castanha-de-Caju as do Pignoli. Você pode preparar em um processador, pela facilidade e rapidez. Desta feita, resolvi fazer como manda a tradição: no pilão. Amassar os ingredientes batendo no pilão dá um charme a mais, além do sabor se acentuar, exalando um aroma maravilhoso em toda a casa. Se você ainda não possui, adquira um pilão. Irá usar em muitas preparações. Comece pelo Pesto.
Molho Pesto de Pilão
Ingredientes
- 50 g Manjericão fresco
- 50 g Castanha-de-caju partida
- 60 g Queijo Parmesão ralado na hora
- 2 unidades Dentes de alho
- 125 ml Azeite de oliva extravirgem
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Coloque o alho e o sal no pilão e bata até obter uma pasta. Adicione as folhas de manjericão, um pouco de azeite e macere bem, espremendo nas paredes do pilão. Junte as castanhas já partidas e bata um pouco mais. Coloque o restante do azeite e o queijo Parmesão. Misture tudo muito bem e sirva sempre frio com macarrão, carnes (especialmente Carpaccio) e sopas.
Uauu, perfeito