Este é um daqueles pratos que nos deixa pensando em como algo tão simples pode ser tão divino? Como uma combinação de ingredientes tão comuns pode resultar em algo inesquecível? É isto que torna a Gastronomia quase uma arte, onde esta receita seria uma obra quase minimalista, mas de encantar. Gnocchi com Manteiga e Sálvia é um prato conhecido no mundo inteiro e faz jus à fama.

Nhoque com manteiga e sálvia 3

Claro que, assim como em qualquer receita, a escolha dos ingredientes é fundamental. Nesta mais ainda. Uma boa manteiga fará toda a diferença, assim como o gnocchi, que deve necessariamente ser caseiro. Minha opção foi por gnocchi de batata salsa, mas você pode utilizar o de batata normal.

Nhoque com manteiga e sálvia 2

O preparo deve ser minutos antes de ir à mesa, chegando fumegante na frente do feliz comensal, com o aroma da sálvia invadindo todo o ambiente. A recompensa virá em segundos, após a primeira garfada ou colherada, como eu prefiro saborear gnocchi.

Nhoque com manteiga e sálvia 1

Que tal conhecer trocar a batata salsa pela mandioquinha?mandioquinha

Gnocchi de Batata Salsa com Manteiga e Sálvia

Tempo de Preparo 30 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

Gnocchi

  • 100 g Farinha de trigo
  • 1 Kg Batata Salsa Mandioquinha, Batata Baroa
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 2 unidades Gemas
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • Menos de 1 pitada Noz-moscada opcional

Manteiga com Sálvia

  • 4 colheres sopa Manteiga de excelente qualidade
  • 16 folhas Sálvia fresca

Instruções

Gnocchi

  1. Cozinhe as batatas até estarem macias. Descasque e corte em pedaços. Passe-as pelo espremedor de batatas e coloque o purê em uma tigela. Faça um buraco no centro e coloque a farinha de trigo, as gemas, a manteiga, a noz-moscada (caso queira), sal e pimenta à gosto. Misture tudo muito bem.  Amasse ligeiramente até obter uma massa homogênea.
  2. Com as mãos, faça rolinhos de 1,5 cm de espessura e corte em pedaços de 2 cm. Polvilhe com farinha sempre que precisar para não grudar.
  3. Aqueça uma boa quantidade de água até ferver. Vá colocando o gnocchi aos poucos. Assim que boiarem, retire com uma escumadeira e deixe escorrer bem.

Manteiga e Sálvia

  1. Em uma frigideira funda, aqueça a manteiga até derreter. Desligue o fogo e coloque as folhas de sálvia. Mexa bem por 1 minuto.

Para o prato

  1. Coloque o gnocchi na frigideira com a manteiga ainda quente. Misture bem e sirva em pratos individuais com um belo Parmezão ralado na hora por cima.
  2.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.