Quem aparece novamente aqui pelo OBA Gastronomia é minha querida amiga e grande cozinheira Regina Franco. Desta vez, com uma receita típica da Suiça, a Batata Rösti. Aqui no Brasil, virou Batata Suiça, recebendo diversos recheios e tendo a honra de ser a especialidade de muitos estabelecimentos.

Originalmente, a Batata Rösti leva somente salsinha, queijo e pedaços de bacon. As batatas ficam descansando 12 horas em geladeira antes de serem raladas. Depois, são montadas com a forma de panqueca frita em manteiga e óleo, até ficarem douradas. Claro que hoje em  dia a pressa é maior e o tempo de preparo teve de ser diminuído.Porém, nada impede que você comece o preparo no dia anterior.

Batata Rösti é um prato camponês, com origem no cantão de Berna, consumido pela manhã.

Meu agradecimento mais que sincero a esta amiga tão querida e sempre bem vinda que é a Regina, sempre trazendo colaborações fantásticas para dividir com vocês.

* As fotos desta matéria foram feitas por Alessandra Franco, filha da Regina. 

Batata Rösti com Cogumelos

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 4 Batatas médias
  • 50 g em tiras fininhas Bacon
  • 60 g em fatias Cogumelo Paris fresco
  • 50 g Queijo Mussarela ralado
  • 1 colher sopa Cebola picada
  • 1/2 colher sopa Manteiga
  • 1/2 colher sopa Azeite de oliva extra virgem
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Cozinhe as batatas descascadas por 15 minutos. Deixe esfriar e coloque na geladeira enquanto prepara o recheio.
  2. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite o bacon, até ficar crocante. Retire e escorra em papel toalha. Na mesma frigideira, refogue e cebola por 1 minuto. Adicione os cogumelos e cozinhe por mais 4 minutos. Tempere com sal e pimenta.
  3. Rale a batata em ralador grosso e tempere com sal. Em uma frigideira meio funda, arredondada, coloque o manteiga e o azeite e aqueça levemente (apenas para a manteiga derreter). Cubra o fundo com metade da batata. Recheie com os cogumelos, o bacon e o queijo. Feche com o restante da batata e leve ao fogo.
  4. Deixe dourar e vire a batata para um prato, retornando para a frigideira para dourar o outro lado. Deixe dourar e sirva bem quente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Nossa, batata suíça é muito bom mesmo e não imaginava que fosse tão simples de fazer! Esta é uma dica ótima para um jantar com os amigos ou para um momento especial, em que se quer comer algo muito gostoso. Vale a pena experimentar e tentar fazer esta receita, porque é praticamente impossível ela não ficar deliciosa.

  2. flavia reis

    delicioso

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.