Comidas tem um dom único: o de sentirmos quando é feita com carinho. Podemos sentir isto em cada garfada. E foi assim um domingo  destes que passou.

Convidado por minha querida amiga Regina Franco para almoçar em sua casa, foi um dia maravilhoso. Não bastasse rever amigos que não via há décadas, tive o prazer de conhecer uma das casas mais felizes que já vi. Tudo, cada detalhe, cada cantinho, cada enfeite exala alegria.

A generosidade com que fomos recebido foi algo emocionante. Um daqueles dias para não esquecer, guardar para sempre no coração. Dias que nos deixam só lembranças felizes.

Os pratos servidos estavam maravilhosos, feitos com carinho, como disse há pouco. Vou trazendo aos poucos aqui no OBA Gastronomia. O rosbife estava inesquecível. Foi preparado de uma maneira menos usual. Servido em seu próprio molho  e guarnecido de cebolas e tomates em rodelas.

Preparei depois aqui em meu espaço. Da mesma maneira. Apenas acrescentei cogumelos (que gosto demais), troquei as cebolas em rodelas por cebolas pérolas e o acompanhamento foi spaghetti alho e óleo, como podem ver na foto abaixo.

Um dia especial, com pessoas especiais e que só devo agradecer.

Rosbife

Ingredientes

  • 1 peça de 1 2 Kg Coxão mole
  • 2 unidades em rodelas finas Tomates
  • 2 unidades em rodelas finas Cebolas
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 1 colher sobremesa Azeite de oliva extravirgem
  • 1 colher sobremasa Manteiga

Instruções

  1. Temperar a carne com o sal e a pimenta. Grelhar em uma panela de ferro bem quente, com o azeite e a manteiga para selar a peça inteira. Retirar a carne. Jogar dois copos de água fria na panela e raspar o fundo. Desligar o fogo e reservar o caldo.
  2. Colocar para assar em uma forma funda em forno pré-aquecido. Quando começar a "chiar", conte aproximadamente 40 minutos (este tempo pode variar, conforme o tamanho da peça de carne).
  3. Após este tempo, juntar o tomate, a cebola e o caldo reservado. Deixe assar por mais 20 minutos, até a cebola e o tomate estarem cozidos. Servir em fatias finas.
  4. Sugestão de acompanhamento: Shari (arroz árabe) e batata palha do Orlando (bondade da Regina).

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

  1. Regina Franco

    Orlando, mais uma vez tenho que agradecer a você. Não somente por postar o rosbife, mas por suas palavras. Foi realmente um dia especial para todos nós. Um dia que transformou 20 anos de separação em emoção. Realmente de deixar sem palavras.
    Muito obrigada pela homenagem.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.