Wiener Schnitzel – O escalope à milanesa austríaco

Sorvete de Amora
11 de outubro de 2016
Purê de Maçã – Apfelmus
17 de outubro de 2016
Mostrar todos

Existem receitas que viram xodós de nossas cozinhas, lembradas sempre na elaboração de um cardápio semanal. Schnitzel é uma delas. De preparo relativamente fácil, estes escalopes de carne de porco à milanesa são deliciosos.

Wiener schnitzel (significando em Alemão escalope à moda de Viena) é um dos pratos mais famosos da cozinha austríaca. Em português, este tipo de preparado é frequentemente designado como bife panado, ou simplesmente “panado” ou ainda “panadinho”. Na América Latina, popularizou-se como bife à milanesa. 
Pensa-se que a origem deste prato se encontra no Império Bizantino, tendo a receita sido levado para a península ibérica por comerciantes árabes durante a idade média e, posteriormente, para a Itália.

No século XV, os habitantes de Veneza mostravam a sua riqueza colocando grãos de ouro sobre a comida. Mas, uma lei da cidade proibindo este costume originou que passassem a colocar pão ralado vez de ouro.

Possivelmente tendo origem no norte de Itália (semelhante à “cotoletta alla milanese”), a receita deste prato apareceu em Viena no século XV ou XVI. De acordo com outra teoria, a receita foi introduzida pelo marechal de campo Joseph Radetzky von Radetz, no ano de 1857. Nessa altura, derrotou os rebeldes de Milão e tomou como prémio a receita da “cotoletta alla milanese”, levando-a para a Áustria, onde se tornaria a identidade gastronómica deste país. O termo “Wiener schnitzel” data do ano de 1862.
O Schnitzel de Viena é tradicionalmente preparado com uma fatia fina de carne de vitela, que se amolece previamente com golpes de um maço. Após esta operação, a carne é envolvida em farinha de trigo, ovo e pão ralado, antes de ser frito em manteiga ou banha de porco. As migalhas de pão são, por vezes, temperadas com pimenta preta recém moída. Atualmente, é mais frequente ser confeccionado com escalopes de porco.

Os escalopes empanados, prontos para a fritura

Os escalopes empanados, prontos para a fritura

De acordo com a tradição, é servido com salada de batatas e rodelas de limão. As batatas assadas, batatas fritas, o arroz e o molho de frutos silvestres são opcionais e considerados como má prática culinária, segundo os puristas.

As variantes feitas com carne de porco e, mais recentemente, com peru tornaram-se muito populares. Como consequência, as autoridades alimentares austríacas exigem que seja indicada a carne, com as designações “Schnitzel vom Schwein” (de porco) ou “Schnitzel von der Pute” (de peru), nos menus, caso não seja utilizada vitela. Outra alternativa é “Schweinsschnitzel Wiener Art” (escalope de porco à moda de Viena). (Wikipedia)

schnitzel-1

Originalmente a carne para o Schnitzel é temperada apenas com sal e pimenta-do-reino. Eu prefiro utilizar um tempero à base de limão e alho, deixando a carne marinando de um dia para o outro. Por ser uma tradição, utilizo algum prato com batatas como acompanhamento, seja assada, frita ou em purê. Nesta receita que preparei aqui, utilizei batatas chips, para a alegria da criançada. É um prato delicioso, perfeito para em qualquer ocasião.

Aprenda algumas dicas para obter um Milanesa Perfeito!

Print Friendly, PDF & Email

Wiener Schnitzel - Escalopes de porco à milanesa

por 13 de outubro de 2016

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 20 minutes
  • Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Prepare o tempero misturando o suco de limão com o alho amassado e sal. Passe os bifinhos de lombo de porco nesta mistura e deixe na geladeira de um dia para o outro.

Tempere a farinha de rosca com pimenta-do-reino. Separe a farinha de trigo, os ovos batidos e a farinha de rosca em 3 pratos. Aqueça bem o óleo (quantidade para cobrir metade dos escalopes). Passe os bifinhos pela farinha de trigo, pela mistura de ovos e pela farinha de rosca. Dê umas batidinhas para a farinha aderir bem. Frite até que doure bem dos dois lados.

Sirva guarnecido de rodelas de limão.

schnitzel-2

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: