O OBA Gastronomia de hoje traz um prato clássico da culinária alemã, Purê de Maçã (Apfelmus em alemão). Presente em todos os restaurantes especializados nesta cozinha, ele é servido como sobremesa ou acompanhamento de carne de porco.
A receita que usei foi a do excelente livro Cozinha Alemã, de Heiko Grabolle, especialista em culinária germânica. A única coisa que fiz diferente foi deixar alguns cubos de maçã inteiros, apenas por questão de gosto. A simplicidade e rapidez do preparo é de espantar e o resultado final é de comer rezando. Vale a pena experimentar.
por Orlando Baumel 17 de outubro de 2016
Em uma panela funda, ferva a água com o açúcar. Junte os demais ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que as maçãs quase se desmanchem. Caso seja preciso, acrescente mais água.
Resfrie e retire a canela. Caso queira, passe no processador até obter um purê fino. Sirva frio.