Um vinagrete simples é basicamente a mistura de óleo e vinagre (ou suco de algum cítrico) na proporção de 2 para 1, respectivamente. Esta regra não é totalmente absoluta. A proporção vai depender da acidez do vinagre ou da fruta.
Dentro desta categoria, temos também vinagretes simples perfumados (contém um agente de sabor) e os vinagretes emulsificados, como a maionese e a mostarda cremosa, por exemplo.
Partindo deste princípio da proporção, um leque de opções se abre em nossa frente. Podemos criar vinagretes com diversas frutas, transformando uma simples salada de folhas em uma experiência gastronômica exótica. Aqui em casa o que mais faz sucesso é o Vinagrete de Manga, sempre requisitado. O que trago hoje tem tudo para colocar em dúvida esta hegemonia da manga.
Kiwi, esta linda fruta originária da China e levada para a Nova Zelândia (seu nome é uma homenagem para a ave nacional da NZ) é a estrela deste vinagrete inusitado.
Com um sabor diferente de tudo que você já tenha experimentado em termos de molhos para saladas, este é um vinagrete para você surpreender a todos. Sirva com uma salada simples de folhas, sem estardalhaços e sem inventar muito. Quem sabe um tomate para dar um colorido.
Uma receita para você guardar com carinho. Fica delicioso.
Vinagrete de Kiwi
Ingredientes
- 6 unidades Kiwi
- 2 colheres sopa Azeite de oliva extravirgem
- 1 colher sopa Vinagre de vinho branco
- 4 unidades Pimenta do reino em grão
- À gosto Sal