Frango sempre agrada demais. Seja assado, cozido, frito, feito na grelha ou em panela, a carne de frango é uma das mais consumidas no Brasil, até devido ao seu baixo custo. Esta maneira de preparar é uma das grandes ideias em culinária.
A asa do frango é uma daquelas partes meio esquecidas, renegada a categoria de carne de segunda. Hoje em dia, até anda aparecendo mais, principalmente em churrascos, chegando a nomear eventos com o pomposo termo “Asada“.
A tulipa de frango é feita com aquela parte do meio da asa, entre a cozinha e a ponta. Uma peça pequena, mas com uma carne tenra e saborosa. Então, alguém teve a brilhante ideia de separar as carnes dos dois ossinhos. Pronto, o que era simples tomou ares de requinte, deixando o meio da asa pronto para ser devorado, com um dos ossos fazendo as vezes de palito.
Pode parecer um tanto trabalhoso no princípio, mas é uma tarefa que vale a pena. O processo é simples: depois de separado o meio da asa do restante, você deve ir puxando a carne a partir da parte mais fina até o final, sem desprende-la dos ossos. Você vai literalmente virar a carne, deixando a pele para o lado de dentro. Depois, é só tirar fora o osso menor e você tem sua tulipa prontinha para o preparo.
Uma das vantagens de usar este processo é que a carne formará uma bolsa, perfeita para receber algum recheio. Aqui eu usei apenas presunto cru, mas as opções são inúmeras. Queijo cremoso, bacon, purês, entre outros, podem servir para rechear a tulipa, adicionando um sabor e textura a mais em algo tão simples. Com certeza, sua imaginação vai funcionar.
Depois de pronta, você pode usar na churrasqueira, fritar em panela ou assar. Também pode preparar à milanesa. Vai de sua preferência e possibilidade. De qualquer maneira, fica irresistível.
Tulipa de Frango com Presunto Cru
Ingredientes
- 12 Tulipas de frango
- 4 fatias Presunto cru
- 4 colheres sopa óleo de girassol
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- À gosto Limão
muito boa!
PREZADO CHEF BAUMEL
REF. TULIPA DE FRANGO
PORQUE HÁ RECEITAS EM QUE A “TULIPA” É FEITA COM A TAL DA “COXINHA DA ASA” ?
EU VI E APRENDI A MUITO TEMPO EM SP QUE A TULIPA É “TIRADA” DA PARTE DO MEIO (QUE, ENTÃO, SEM CORTE CHAMA-SE “DRUMET”). TANTO É VERDADE (MAS, INCORRETO) QUE ALGUMAS GRANJAS EMBALAM OS “DRUMETS”, POREM COLOCAM NA EMBALAGEM A DESIGNAÇÃO DE “TULIPA” .
JÁ EXISTEM GRANJAS QUE EMBALAM A “TULIPA” PRONTA, TAL E QUAL FORMATADA COM A CARNE “EMPURRADA” PARA A EXTREMIDADE INFERIOR.
TRATA-SE DE CONFUSÃO OU FAZER A “TULIPA” COM A “COXINHA” É UMA ALTERNATIVA ?
GRATO.