Tiramisù é uma sobremesa de criação recente, uma variação do pavê francês. É originária da Veneza ou de Treviso e tem diversas variantes. Alterna camadas de creme feito com Mascarpone e Zabaglione com camadas de biscoitos ingleses embebidos em café forte. Às vezes é adicionado licor ou vinho Marsala. A finalização da sobremesa é feita com cacau polvilhado. Deve ser servido gelado. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Tiramisu Regina

Quando o assunto é doce, a primeira pessoa que me vem na cabeça é minha querida amiga Regina Franco, já conhecida aqui pelo OBA Gastronomia. Doces exigem paciência, carinho e capricho no preparo. Coisas que a Regina tem como ninguém. Então, comentei com ela sobre Tiramisù e ela resolveu fazer, para depois gentilmente repartir com nossos leitores.

Sendo o Tiramisù uma das sobremesas mais famosas e apreciadas do mundo, vale a pena acompanhar a Regina em mais esta doce aventura.

* Como sempre, as fotos que ilustram as colaborações da Regina são de autoria de Alessandra Franco.

[box type=info]Mascarpone é um queijo italiano que se assemelha à coalhada. Possui uma massa alva, cremosa, saborosa, sem sal e levemente ácida. A consistência é de manteiga derretida. Zabaglione é uma sobremesa muito antiga, de origem italiana. Um creme denso e espumoso, à base de gemas, ovos, açúcar e vinho Marsala (ou outro fortificado, como o Madeira ou Porto).[/box]

Tiramisù

Ingredientes

  • 400 g Queijo Mascarpone
  • 150 ml Creme de leite fresco
  • 4 unidades Gemas
  • 4 colheres sopa Açúcar
  • 150 g Biscoito tipo champanhe
  • 150 ml Café espresso frio
  • 4 colheres sopa Licor Amaretto
  • Para polvilhar Cacau em pó
  • À gosto Calda de chocolate para decorar opcional

Instruções

  1. Bater o creme de leite fresco até ficar quase ao ponto de chantilly. Reservar.
  2. Peneirar as gemas, juntar com as 4 colheres de açúcar e bater até ficarem bem claras e dobrar o volume. Aos poucos, acrescentar o Mascarpone e depois o creme de leite batido.
  3. Misture ao café frio as 4 colheres de licor.
  4. Para montar, comece com uma camada de biscoitos passados rapidamente na mistura de café com o licor. Arrume os biscoitos deixando espaços entre eles. Coloque uma camada do creme. Repita mais uma camada de biscoitos e complete com o restante do creme.
  5. Leve para gelar, por pelo menos 3 horas.
  6. Na hora de servir polvilhe uma camada de cacau em pó.
  7.  

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu