Salame, Pepino e quatro Canapés

Pasta de Roquefort
12 de dezembro de 2014
Mini Abóboras recheadas com Codorna
16 de dezembro de 2014
Mostrar todos

Existem certos alimentos que parecem que nasceram um para o outro. Feijão e arroz, macarrão e tomate, manteiga e pão, melão e presunto e vai por aí. A lista é grande. O OBA de hoje traz um exemplo perfeito destes “casamentos gastronômicos”: salame e pepino azedo.

Nesta época do ano começa a aparecer aqui por Curitiba o Pepino Azedo na Folha de Parreira (caso queira a receita, clique no link). É com ele e com um belo salame que preparei quatro sugestões de canapés para você preparar em uma reunião entre amigos. Utilizei broa de centeio, que cortei em círculos com o auxílio de um molde em aço inox. Você pode utilizar o pão de sua preferência.

Canapés de salame e pepino

Canapés são pequenos pedaços de pão, frescos ou torrados no forno, de formas variadas, servidos com pastas, ovos, caviar, presunto, maionese, picles e outras iguarias. Pode assumir diversas formas de decoração, de maneira à tornar-se agradável tanto ao olhar como ao paladar. Seu nome vem do francês, canapé, um tipo de sofá, significando ser um alimento que não precisa ser comido necessariamente à mesa. (Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Na primeira sugestão, utilizei broa de centeio cortada em círculos, ricota de búfala coberta por maionese e cubos de pepino azedo e duas fatias de salame por cima.

Canapé de salame e pepino 4

A segunda, bem simples e  usando a mesma broa, cobri com maionese, rodelas de pepino azedo alternada com rodelas de tomate cereja e duas fatias de salame e queijo muçarela.

Canapé de salame e pepino 2

Na terceira, ainda com o mesmo pão, preparei uma maionese misturada com ovo cozido picado como “cama” para rodela de pepino, uma fatia de salame e queijo muçarela envolvendo um quarto de tomate cereja e terminando com mais uma fatia de queijo. Como decoração, mini-agrião.

Canapé de salame e pepino 3

Na última sugestão e ainda com o mesmo pão, preparei uma maionese misturada com cubinhos de ricota de búfala e folhinhas de orégano fresco, encimada por quartos de tomate cereja, salame e rodelas de pepino.

Canapé de salame e pepino 1

Quatro ideias para você turbinar qualquer evento. Pepino azedo e salame é uma combinação que não tem como não dar certo. Usados em canapés, são de comer suspirando.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: